Pontos de ônibus sustentáveis irão iluminar os caminhos em Perris na Califórnia

A economia de energia não é algo somente favorável para o bolso. A forma como geramos energia nos dias atuais é extremamente prejudicial ao meio ambiente, contribuindo para o consumo incontrolável de recursos naturais que, em um futuro próximo, podem causar sérios problemas à humanidade, como escassez de produtos e poluição excessiva.

Pontos de Onibus Sustentaveis

Juntamente com a economia, a geração de energia limpa é uma excelente alternativa para preservação ambiental. Ao invés das tradicionais usinas termoelétricas, hidrelétricas e nucleares, cujos prejuízos para a atmosfera e matas ciliares são consideráveis, o uso da geração eólica e solar deve ser incentivado, pois são fontes renováveis e eficientes de produção de energia.

Sol para gerar energia

O município de Perris, na Califórnia, aproveitou uma característica marcante do estado norte-americano para economizar energia: o forte e intenso sol. Por meio de painéis solares de 1,2 quilowatts instalados em suas estruturas, seis pontos de ônibus da cidade passaram a funcionar como verdadeiras usinas em miniatura, retendo a luz solar e convertendo-a em energia para ser utilizada na alimentação dos semáforos próximos ao ponto.

Benefícios para o município e para o meio ambiente

Os custos para implantação dos pontos de ônibus que geram energia são bastante semelhantes aos dos tradicionais utilizados na maioria das ruas de Perris. Enquanto a instalação de um ponto comum varia de sete a dezessete mil dólares, o novo projeto custa cerca de dezessete mil dólares por unidade.
Entretanto, o principal benefício destes inovadores pontos de ônibus não está no custo aproximado com os modelos tradicionais, mas sim em seu caráter sustentável, pois as paradas de transporte coletivo serão capazes de gerar 25% da eletricidade necessária para alimentar os semáforos da cidade.
Além de gerar energia, os pontos de ônibus também serão capazes de reter a luz solar em baterias. Dessa forma, até mesmo o consumo noturno dos faróis será compensado e revertido não apenas em economia dos recursos públicos, mas também em preservação dos recursos naturais.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

7 Comentários para “Pontos de ônibus sustentáveis irão iluminar os caminhos em Perris na Califórnia”

  1. Edmilson Junior

    Eu imagino o dia em que a carga por indução funcionará bem a distancias como dois metros e poderemos carregar os celulares enquanto estamos no ponto de ônibus.

  2. Alex Asth

    É a hora do nosso querido governo oferecer incentivos e financiar os projetos de quem quer mudar o Brasil através de iniciativas sustentáveis.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>