Receitas de inseticidas caseiros

DSC07393

Com a chegada do verão, a quantidade de insetos nas nossas casas aumenta consideravelmente. Muitos inseticidas que vendem nos mercados causam alergias respiratórias e de pele, além de fazerem mal aos bichos de estimação e às plantas.

Vamos dar aqui algumas receitas de inseticidas naturais e que você mesmo pode fazer em

casa, cuidando da saúde da sua família sem prejudicar o meio ambiente.

Para controle de pulgões, cochonilhas e ácaros:

Calda de fumo (sem álcool)

Ingredientes: água e fumo de corda.

Como preparar: Ferver um litro d’água com 20g a 25g de fumo de corda picado durante meia hora. O fumo deve ser bem forte. Coar em pano fino e juntar 4 litros de água limpa. Pode-se também colocar 100g de fumo em 4 litros de água e deixar de infusão durante a noite, usando na manhã seguinte.

Como usar: Pulverize sobre as folhas atacadas por pulgões, piolhos, cochonilhas e colocar em formigueiros. Esperar 48 horas para ingerir hortaliças tratadas com este inseticida.

Para controle de fungos:

Calda bordaleza

Ingredientes: sulfato de cobre, cal virgem e água.

Como preparar: Colocar 200g de sulfato de cobre em um saco de pano ralo e deixá-lo suspenso em 5 litros de água. Utilizando água morna o sulfato de cobre se dissolverá mais rapidamente. Pode-se deixar também o sulfato de cobre em suspensão na água de um dia para o outro. Colocar 200g de cal virgem em um balde com pouca água. Se em trinta minutos não houver aquecimento da mistura não usar a cal porque ela não é de boa qualidade. Após a reação completa da cal, quando se forma uma pasta rala, completar o volume da água até 5 litros. Despejar a solução de sulfato de cobre sobre a solução de cal virgem. Nunca ao contrário. Mexer bem para que a cal não se decante. Coar a solução, colocar no pulverizador e completar o volume até 20 litros.

Para controle de formigas

Plantar em volta da horta ou jardim, hortelã-pimenta ou cravo de defunto. Em maior escala plante gergelim, que as formigas vão cortar e levar para o formigueiro. Há duas versões para explicar seus efeitos: uma diz que o gergelim ao fermentar no interior do formigueiro libera um gás tóxico às formigas. Outra versão diz que o gergelim modifica a condição do fungo que alimenta as formigas provocando envenenamento.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

10 Comentários para “Receitas de inseticidas caseiros”

  1. Neide Elias

    O fumo quando curtido ,enrolam suas folhas em forma de corda,esta é a forma original ,depois é picado e embalado ou vendido em pedaços.porisso chama se fumo de corda ele é bem forte .

  2. Neide Elias

    O fumo de corda picado e colocado em infusão no alcool é otimo para acabar com piolhos,e tambem é repelente do mesmo ,.Basta picar um pedaço colocar num vidro com alcool e passar nos cabelos com cuidado para não afogar com o cheiro do alcool e tambem com fogo é claro ,enrolar um pano por uma hora e depois lavar.fica um cabelo brilhante e liso e o cheiro tambem é bom

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>