Sustentabilidade na Escola: Dever de Cada Um

A educação está atrelada às atitudes sociais, por isso, ensinar as crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupadas com os problemas ambientais. Promover a sustentabilidade na escola é uma tarefa dos pais e educadores, que com atitudes simples cultivam essa consciência nos pequenos.

Proponha atividades de sustentabilidade na escola 

Sustentabilidade nas escolas - Fonte: itu.com.br

Sustentabilidade nas escolas – Fonte: itu.com.br

Se você é educador, é importante propor gincanas, debates, palestras entre outras atividades que promovam atitudes sustentáveis nas escolas, ensinando as crianças como fazer coleta seletiva, preservar a natureza e utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável. Como somente a teoria não basta, os estudantes precisam praticar o que aprenderam, e as atividades extracurriculares, como visitas a depósitos de reciclagem, plantio de árvores e ações comunitárias, podem ser úteis nisso.

Incentive as crianças a reutilizar materiais escolares

Materiais escolares velhos que estejam em bom estado ainda podem ser usados - Fonte: O Observador

Materiais escolares velhos que estejam em bom estado ainda podem ser usados – Fonte: O Observador

Caso os materiais escolares ainda estejam em condições de serem usados, explique à criança que eles ainda podem ser aproveitados e deixe para comprar novos somente quando eles acabarem. A dica é informá-la do quanto essa ação ajuda a preservar o ambiente, o que despertará mais consciência nos pequenos. Outra forma de reutilizar é ensinando as crianças a cuidarem dos produtos mais duráveis como as mochilas e os estojos.

Opte por materiais reciclados

Se precisar comprar, opte pelos materiais reciclados - Fonte: portuguese.alibaba

Se precisar comprar, opte pelos materiais reciclados – Fonte: portuguese.alibaba

Se realmente for necessário comprar novos materiais escolares, prefira aqueles feitos com material reciclado ou que tenham certificação verde. As capas de cadernos desse tipo não costumam ser atraentes para o público infantil , mas você pode deixá-las mais divertidas, ajudando seu filho a customizá-las.

Apresente os sebos para as crianças

Compre livros ou incentive a troca - Fonte: Catraca Livre

Compre livros ou incentive a troca – Fonte: Catraca Livre

Quando é necessário comprar livros para a escola, ao invés de optar pelos novos, leve os pequenos para procurá-los em sebos. Os educadores também podem ajudar nisso, incentivando a troca de volumes com alunos de outras séries.

Faça clubes de caronas

Se a escola for perto, deixe o carro em casa e leve seus filhos para escola a pé - Fonte: Click Grátis

Se a escola for perto, deixe o carro em casa e leve seus filhos para escola a pé – Fonte: Click Grátis

Se você realmente precisar levar as crianças para a escola de carro, dê carona aos coleguinhas dos seus filhos que morem na mesma região.  Isso evitará que os pais deles também utilize o automóvel.  Vá caminhando se a escola for perto, pois, além de ajudar o meio ambiente, durante o trajeto, você poderá curtir mais seu filho.


Com essas atitudes, a sustentabilidade nunca vai faltar na escola!

Você vai gostar também de:

  1.  Sustentabilidade na escola – Cuidados com a Natureza
  2. Desenvolvendo a Consciência Ambiental das Crianças
  3. A importância da Educação Ambiental e da Sustentabilidade

 

 

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

28 Comentários para “Sustentabilidade na Escola: Dever de Cada Um”

  1. Elizabete

    A palavra sustentabilidade nunca foi tão ronunciada quanto hoje. Por isso a importância das leituras complementares acerca desse assunto para que haja, na realidade a prática sustentável na educação.

    Gostei muito.
    Parabéns!!

  2. Atila

    Isso mesmo, Gabi! Educação é fundamental para gerar conscientização e cultura de sustentabilidade nos jovens e nas próximas gerações. Parabéns pelo texto! Abraços.

  3. Jennypher

    Olá,
    Gostei muito desses posts que li, porém falam muito sobre o que é a sustentabilidade, pequenas ações de como cooperar e ajudar,
    contudo, eu desejo vê projetos grandes no qual um grupo individual possa fazer… Por exemplo estamos atraz de ideias para nosso colégio(Paes de Carvalho_Belém-Pa), e levaremos para seduc caso aprovem o projeto, uma atitude sustentavel irá acontecer…

    Urgente: Preciso de ajudar… Preciso de Idéias, projetos…

  4. Lucas

    Muito bom,otimo a atitude de vcs,mas eu preciso de sua ajuda a minha escola pediu para que eu faça um trabalho no cartaz falando sobre atitudes sustentavel para diminuir o impacto no ambiente,usando material reciclavel,quero uma sugestao de vcs, pra me tornar este trabalho lindo,agradeço sua ajuda!

  5. JOSENILDA XAVIER DOS SANTOS

    GOSTEI MUITO DOS TEMAS ABORDADOS, SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA SOCIEDADE QUE PRECISA TER CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO AMEAÇADORA EM QUE SE ENCONTRA NOSSO PLANETA E AS AÇOES QUE DEVEM SER TOMADAS INDIVIDUALMENTE, CADA UM FAZENDO SUA PARTE E POR OUTRO LADO A QUESTÃO DE SER INTRODUZIDA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA E PÚBLICA DE FORMA A CONTRIBUIR PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE SE TORNEM OS ADULTOS CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

  6. Antônia Célia

    Gostei muito das matérias apresentadas por vocês. Acredito que a escola por ser um espaço rico de interação e aprendizado tem um papel fundamental acerca da formação de valores e atitudes que envolvem o cuidado com a Sustentabilidade do nosso Planeta , mas é preciso que a escola, os educadores , a família e a sociedade como um todo estejam engajadas nesse processo, fortalecendo as ações a partir das práticas cotidianas. Os projetos interdisciplinares são de extrema importância e favorecem na aquisição de conhecimentos de forma significativa, os alunos aprendem por meio de uma visão mais ampla…

  7. Leandro

    muuuuuuuuuuuito irado! estão de parabéns! Era tudo o que eu precisava pro meu 10 na escola.. agradecido desde já :)
    abração

  8. rayana rafaela

    seria muito bom que nós mesmo teriamos a consciencia de cuidar do meio em que viver…………………

  9. Solange Pereira de Moraes

    É de extrema importância que nós educadores passemos a ideia de um planeta sustentável! Devemos buscar meios de conscientizar nossos alunos na mudança de hábitos com atitudes de proteção, reposição e cuidados com o que ainda o planeta nos oferece. Só assim o planeta Terra continuará nos servindo tudo o que de belo nele existe para as futuras gerações.

  10. Ivone Boechat

    A sustentabilidade humana

    Ivone Boechat

    O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela manifestação de afeto, pela demonstração do perdão?
    A Escola gasta quase todo o tempo destinado a ela resolvendo equações de primeiro e segundo graus e a criança vive refém de deveres de casa. Professores desesperados ensinam anos e anos a encontrar o valor de X e o jovem sai, na maioria das vezes, sem encontrar o valor dele mesmo. Dirão muitos que a concorrência exige tudo isso na preparação para a corrida desenfreada ao mercado de trabalho: passar nos concursos, nos vestibulares e arranjar emprego, porque geralmente só passa quem sabe mais equação e rebincoca da parafuseta.
    A educação tem os recursos pedagógicos para orientar a humanidade, ajudando a transformar conceitos. É possível mudar comportamentos. Quem falhou? Ao invés de ensinar só teorias, conteúdos, doutrinas, por que não se ensinam valores? Fé, amor, paz, união, misericórdia, fraternidade, solidariedade, preservação? Ensinar ao homem a ser bom é também um grande desafio à educação. Todas as guerras do Planeta têm origem nas doutrinas.
    Quando o homem reflorestar as ideias, podar os galhos secos da ira, regar suas raízes no manancial da fé, vai colher os frutos de um mundo oxigenado de amor. O homem equilibrado vai equilibrar o Planeta!

    (extraído do meu livro Educação-a força mágica)

  11. Ivone Boechat

    Ecologia humana

    Ivone Boechat

    Reflorestar idéias,
    reciclar comportamentos,
    irrigar emoções,
    adubar o terreno
    dos perdões…
    Podar galhos
    ressecados
    de qualquer temor
    dos vencidos…
    aplainar
    o olhar social,
    buscando
    os excluídos, onde for,
    iluminar ,
    oxigenar
    e plantar,
    plantar sementes
    de amor.

  12. Telma Feitosa

    ISSO MESMO, CADA UM PRECISA FAZER SUA PARTE! O PLANETA É DE TODOS, POR ISSO TODOS PRECISAM SE RESPONSABILIZAR POR AÇÕES DE CUIDADO OU DE DESCUIDO E AS DE DESRESPEITO AO PLANETA, EVITÁ-LAS

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>