Consumo Consciente

Consumo Consiente

A cada dia o consumismo vem crescendo e, como consequência, aumentando a degradação gradual do meio ambiente. São inúmeros os impactos causados à natureza por novas tecnologias e produtos como roupas, calçados, eletrônicos, cosméticos e demais itens adquiridos de forma excessiva e desnecessária.

Para que essa situação seja revertida, ou ao menos estabilizada, são necessárias ações que visem a implantação de um desenvolvimento sustentável, partindo de hábitos de consumo mais conscientes. Com atitudes simples na hora da compra e da utilização de alguns produtos e recursos naturais, é possível trazer mais sustentabilidade para dentro da sua própria casa.

O consumo consciente não significa ter que se privar de uma vida mais confortável, mas reduzir, reciclar e reaproveitar tudo o que for possível a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente e com o equilíbrio do planeta.

Todo tipo de consumo provoca impactos ambientais e sociais. Isso significa que, antes de qualquer compra, descarte de lixo e demais atividades relativas à utilização dos recursos naturais, o consumidor deve estar ciente de sua responsabilidade junto à natureza.

Poupar água, por exemplo, é um excelente exemplo de consumo consciente. Afinal, embora este líquido seja abundante na Terra, já existe uma carência de água potável no planeta, devido ao desperdício e utilização desmedida. Uma ótima forma de economizar água é fechar a torneira na hora de escovar os dentes. Afinal, apenas alguns minutos de escovação com a torneira aberta são suficientes para gastar aproximadamente 120 litros de água, quantia que permite suprir as necessidades diárias de uma criança.

Outra maneira de praticar o consumo consciente está ligada ao correto descarte de pilhas e baterias, pois são produtos altamente poluentes, que podem contaminar a água e o solo. Em todas as cidades do país há postos de coletas para esses materiais.

Consumo Consciente

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

16 Comentários para “Consumo Consciente”

  1. Mara Pires

    moro no sitío, tenho mtas plantas, frutiferas e ornamentatis, tudo que reciclavel eu reaproveito, mas meu maior problema são as pilhas e baterias, pq aqui ñ existe coleta para esse materias

  2. Adriana Santos

    Aki, em Itajaí/SC, temos coleta seletiva de lixo, mas a maioria dos itajaienses nem liga p/ isso, é um descaso total q se vê em várias ruas e em tds os bairros q passo! Depois reclamam das enchentes q entopem nossa casas de entulhos!!!

  3. Maria Angélica Rosa

    Não é só aí, Entretanto, acredito que se o governo em horários n obres de televisão reforçasse propagandas no sentido explicativo as pessoas , acho que a l ongo prazo isso mudaria.

  4. Iris Oliveira Neto

    Quando a gente ler artigos tão bons como estes é que a gente ver a importância da internet…qdo usada com consciência absorvemos conhecimento sem produzirmos papel, ou seja, deixamos de derrubar uma árvore!!

  5. Mauro Cristiano Mattedi

    Consumo Consciente é uma maneira inteligente de viver! Hoje o que a TV nos fala é que devemos consumir cada vez mais, comprar e depois jogar fora e comprar denovo! Mas eu acho que isso não é ser inteligente! Nós temos que pensar antes de comprar, se realmente precisamos daquilo!

    Conheça o Doabox, uma rede social de Consumo Consciente! http://www.doabox.com.br

  6. Draflavia Regina

    Consumo consciente é um pensamento em defesa da humanidade, do futuro mas, também pergunto:em que mundo queremos viver?Que qualidade de viva queremos ter?

  7. Nadilse Dos Santos

    Nossa vida precisa de cuidados importantes, é a mesma coisa com o meio ambiente, a natureza esta sofrendo com nossas ações. Não precisamos viver em abundância para temos uma vida ou uma rotina confortavel, podemos sim ter uma vida com bastante boa mais sim mais com a conciência sempre aberta.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>