A Sustentabilidade nas Escolas

sustentabilidade escolas A Sustentabilidade nas Escolas

Quando qualquer tema é abordado na educação escolar, faz-se necessária uma pesquisa para saber como está sendo trabalhado, qual a qualidade e os recursos utilizados para que os alunos o compreendam verdadeiramente.

As escolas de um modo geral trazem em seu currículo o tema ecologia, mas cada uma diferencia na maneira e qualidade de exposição do assunto.

Há escolas que felizmente se tornam modelos a serem seguidos por seus exemplos diários de práticas sustentáveis e levam os alunos (crianças e adolescentes) a participarem ativamente desse processo não só no ambiente escolar como em casa e na sociedade.
Porém infelizmente a maioria das escolas não se preocupa em trabalhar todos os dias com essa área, e nem tão pouco servem de exemplo para seus alunos.

Vemos ainda escolas que se lembram da sustentabilidade uma vez por ano apenas, quando é promovida a Semana Dedicada à Ecologia. Nessa semana os alunos procuram demonstrar tudo que sabem apresentando trabalhos maravilhosos, ouvindo palestras, participando de debates e gincanas.

Encerrada a semana acaba-se tudo que foi divulgado e lá se vão os papéis, chicletes e restos de lanches espalhados pelo chão.
As carteiras lixadas ganham novamente os desenhos e rabiscos, e nada mais faz sentido em relação a tudo que aprenderam e pregaram.

Nem mesmo as escolas dão importância ao fato, pois as luzes continuam acesas sem necessidade, as torneiras voltam a pingar e os fortes produtos de limpeza voltam à ativa, e os alunos continuam agindo como antes tanto na escola quanto fora dela.

Crianças e adolescentes que não respeitam o meio ambiente e se a escola não despertar para seu papel principal de educar todos os dias e não uma vez por ano isso se tornará uma bola de neve e a sociedade continuará a formar mais e mais cidadãos adultos que continuarão a poluir a natureza.

Devem ser parabenizadas as escolas que tem como meta a educação por um todo, dando exemplo, ensinando e cobrando atitudes de respeito a si próprio, à sociedade e ao meio ambiente.

Já para as escolas que não dão tanta importância à ecologia apelamos que acordem, pois sem o equilíbrio ambiental não há haverá vida em nosso planeta.

38 Comentários para “A Sustentabilidade nas Escolas”

  1. susana

    muito bom encontar aqui,apoio a sustentabilidade de forma clara e objetiva.Acredito que esta muito claro nos textos que a preoucupaçao com o nosso planeta tem ser feito concumitante, ou seja,deve ser feito com a participaçao de todos.

  2. Geny

    Sem dúvida, a educação ambiental deve ser ministrada nas escolas como disciplina para que se crie uma nova consciencia ambiental e nossos alunos posssam levar esse aprendizado para suas casas e assim , nossa sociedade terá uma visão maior de como encarar esse problema que pertence a todos nós seres humanos.

  3. ARIANE

    Realmente as escolas têm um papel importantíssimo na formação dos educandos para as práticas conscientes com relação ao Meio Ambiente, assim como diz o texto muitas vezes são nas pequenas coisas que se faz a diferença.

  4. tainá

    Eu acho que todas as escolas deveriam trabalhar com a sustentabilidade porque e um fator muito importante para a vida do planeta terra . Adorei essa reportagem as pessoas tem que se consentizar com as coisas que estao acontecendo em nosso planeta . bjoos

  5. nicole

    realmente as escolas tem um papel importanticimo na formacao dos educandos para praticas conscientes com relacao ao meio ambiente

  6. carlos vinicius de jesus

    adorei fiz meu trabalho desustentabilidade, de geografia do colégio adventista Ellen G. White do Capão Redondo eu amo ela!!!

  7. carlos vinicius de jesus

    adorei fiz meu trabalho sustentabilidade, de geografia do colégio adventista Ellen G. White do Capão Redondo eu amo ela!!!

  8. welden

    minha escola abrage esse assunto, tanto e que eu tenho um trabalho sobre sustetabilidade na comunidade escolar. Parbéns as escolas que trabalham esse tema.

  9. Izilda Lima

    Gostaria de receber documentários, palestras, comentários tudo sobre sustentabilidade. Obrigado.

  10. Dália PaCcheco

    Eu gostei imensamente desta reportagem.Sou professora e sei da importancia das escolas e o seu papel de concientizar.

  11. Aldezi

    Esta temática é de suma importancia para a educação atual. A escola precisa dinamizar a sua prática, envolvendo abordagens voltadas para as questões ambientais e educar o seu aluno para construir atitudes de preservação do meio ambiente e valorização da vida.

  12. Zilda da Silva Cunha Costa

    Este assunto, SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE, é correto que seja uma cobrança diária para que desde pequenos tenhamos esta conscientização. As pessoas sabem quando estão agindo errado ,mas porque continuam errando?
    Os meios de comunicação também deveriam ajudar mais na conscientização de termos o ambiente à nossa volta com menos depredação, gasto de material desnecessario, as empresas deveriam fazer embalagens que pudessem ser reutilizadas com refil, creio que o produto sairia mais barato e outras maneiras possíveis de economizar a natureza. Mas será que os grandes estão preocupados com o desperdício ?
    E os livros que chegam à escola, estão enfatizando esse assunto. Na tv, assuntos que educam passam tarde da noite, para quem trabalha …
    O homem é ser pensante que está em extinção.

  13. Eduardo Antunes

    Isso mesmo! Como futuro biológo e professor, acredito que praticas sustentáveis iniciadas na escola contribuirão para um futuro melhor! Acredite, pense e REALIZE!

  14. dessa

    Muito bom encontrar apoio a sustentabilidade de forma clara e objetiva!!!! Acho legal falar sobre a sustentabilidade

  15. Larissa Delfino Dos Anjos

    muito bom encontar aqui,apoio a sustentabilidade de forma clara e objetiva.Acredito que esta muito claro nos textos que a preoucupaçao com o nosso planeta tem ser feito concumitante, ou seja,deve ser feito com a participaçao de todos

  16. leticia

    gostei muito.mas infelizmente as escola da minha cidade ainda não tem essa consciência.e não trabalham sustentabilidade desse jeito.

  17. Débora

    Todas as escolas devem começar a praticar a sustetabilidade, poque muitas pessoas só falam que vão fazer,mas não é só falar tem que agir,com isso crianças já crescerão sabendo o que é sustentabilidade.

  18. José Carlos de Souza

    Parabéns!Sou aluno do curso de gestão ambiental da unopar,polo maceió-Al,fiquei impressionado com a forma com que vcs abrangem este tema tão importante,o mais ipressionante é o alvo.A escola.A base para todos os emprrendimento humano e social.

  19. Gilberta

    Concordo,pouco se fala de sustentabilidade na sala de aula,se fala, não massifica e os alunos acabam não praticando ações sustentáveis.

  20. Carla Peretto

    OLA ACHEI MUITO INTERESSANTE ISSO DA SUSTENTABILIDADE DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR, TODOS OS DIAS SIM, NÃO SÓ UMA VEZ AO ANO, MAS TBM FORA DA ESCOLA, PRA SER PRATICADA EM CASA , POIS ISSO SE LEVA PRA VIDA TODA, CURSO PEDAGOGIA, E VAMOS FAZER UMA PRATICA E UM DOS TEMAS É ESSE.

  21. Cleomar Ferreira Matias

    temos q nos juntar assim poderemos ser mais fortes, se for só esperar pelos politicos nada vai mudar, a comunidade tem q mostra q é mais responsavel e pode fazer melhor.

  22. Fabiana Nascimento Silva

    si os professores introduzi em sala de aula há importância desperta o inter-se de nossas crianças poderemos salva nosso planeta ainda .que a criança obriga alto maticamente os adultos a observa e também mostra de forma verdadeira que devemos cuidar para não faltar

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>