Sustentabilidade Ambiental – Desenvolvimento e Proteção

sustentabilidade ambiental 300x238 Sustentabilidade Ambiental   Desenvolvimento e ProteçãoPreservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.

Um dos exemplos de ações de sustentabilidade e que recai sobre o campo das energias renováveis, é a procura de um substituto ecologicamente aceitável ao petróleo, que além de altamente poluente, tende a esgotar-se ainda mais rápido por conta do aumento do consumo ao longo dos séculos XX e XXI. No Brasil, cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas na busca de uma alternativa através do chamado biocombustível. Outra boa alternativa de sustentabilidade ambiental é a agricultura orgânica, termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados, que agridem a natureza e são prejudiciais à saúde. A agricultura orgânica ganha caráter sustentável, pois persegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, a formação de unidades agrícolas lucrativas e a criação de comunidades agrícolas prósperas.

Outros exemplos importantes de Ações Sustentáveis: exploração dos recursos vegetais de florestas e matas, garantindo o replantio; preservação de áreas verdes não destinadas à exploração econômica; uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica); reciclagem dos resíduos sólidos e exploração do gás liberado em aterros sanitários como fonte de energia; e consumo controlado da água, visando evitar o desperdício, além da assunção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos; entre outras.

Sustentabilidade ambiental é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

31 Comentários para “Sustentabilidade Ambiental – Desenvolvimento e Proteção”

  1. Jefferson Keyton

    oi desiane, tambem concordo com voce e queria saber se voce tem mais alguma fonte de infomaçao sobre sustentabilidade, poiss estou terminando minha tcc e preciso de mais infomacoes. vlw

  2. Emerson Costa

    mais que um projeto,uma responsabilidade que deve ser compartilhada,pois o que deixarmos de ajudar hoje nossos filhos terão a necessidade no amanhã.

  3. São Tomé e Príncipe

    Um dos maiores desafios para sustentabilidade é desenvolver educação ambiental, onde os novos indivíduos possam crescer com a ideia de que nosso planeta é único e devemos cuidar dele. Falo isso, porque no país que trabalho este tema encontra como principal fronteira, a pobreza e com ela a ignorância, que traz abre espaço para ideia como poder jogar lixo ao mar que as ondas levam! Fico feliz que o Brasil já esteja mais avançado.

  4. Luciana Alvarenga

    É triste ver o meio ambiente sendo destruindo O mais triste é que nós somos responsável pela destruição. Então que tal cada um faze sua parte, e colabora com a natureza,cuida no meio ambiente,e economizar água isso também é muito importante.Assim cuidamos na educação ambiental.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>