Educação Ambiental – Qual a Função da Educação Ambiental?

educacao ambiental Educação Ambiental   Qual a Função da Educação Ambiental?A educação está em constante diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a obrigação de formar cidadãos conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os problemas da comunidade ou do mundo; e que tenham espírito comunitário para agir contra esses problemas. Uma prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é, então, uma das bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o mundo sofre hoje em dia.

Para que haja uma verdadeira educação ambiental é necessária a entrada dos conceitos da sustentabilidade na formação escolar. Isto se aplica tanto à educação infantil até as últimas séries de um curso universitário. Muitos estudiosos da área afirmam que a fase da vida mais importante para o desenvolvimento da cidadania é a infância.

Numa prática educativa voltada para a consciência ambiental, as crianças aprenderiam sobre várias questões, como por exemplo: como usar os recursos naturais de forma responsável, qual é a importância da natureza na vida do homem, como devem ser separados os resíduos de casa, etc.

Na educação ambiental a teoria apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que aprenderam na sala de aula. Os exemplos a seguir mostram como existem inúmeras possibilidades de ensinar na prática: Dinâmicas que levem essas crianças a refletirem sobre as questões ambientais, incentivo em projetos pedagógicos e em atividades extracurriculares mais voltadas a conscientização dos problemas que a natureza sofre e como resolvê-los, chamar toda a sociedade para o ambiente escolar com a intenção de mobilizar um espírito comunitário e solidário na própria sociedade, etc.

O governo também tem um papel essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola. Ele pode fazer leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública, iniciar projetos de sustentabilidade aplicados a educação, etc.
Então, para uma mudança real dos problemas mundiais estarem juntos a escola, o governo e a sociedade.A educação ambiental, então, é capaz de formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente. E somente essa educação pode criar perspectivas para uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Mas para que haja essa formação é indispensável à união do governo, da sociedade e da escola.

17 Comentários para “Educação Ambiental – Qual a Função da Educação Ambiental?”

  1. Socorro Duarte

    É uma pena, que as coisas tem que ser assim, o homem ainda olha o mei ambiente como se ele não representasse nada para ele. Ele esquece das novas gerações.

  2. ana paula

    é uma pena que se tenha de correr contra o tempo, para minimizar os impactos que causamos ao ambiente. para garantir as geraçoes futuras um ambiente saudavel. mas a minha afliçao, é o quanto teremos de correr para garantir seres humanos melhores para esse ambiente.

  3. jozy

    é uma pena realmente mas os seres humanos nunca serão capaz de para com a destruição do meio ambiente.o dinheiro vale mais q as proximas geraçãoes.

  4. Cícera Gomes

    As ações humanas a cada dia devastam a natureza. Isso porque achamos que os recursos naturais são inesgotáveis. A humanidade precisa acordar. Agir com responsablidade é o principal motivo para garantir um meio ambiente saudável por muito mais tempo. Gastar memos, não desperdiçar nenhum recurso natural é condição indispensável para a manutenção de um meio ambiente limpo e agradável a todo cidadão.

  5. nida

    na educação ambiental a teoria apenas não basta e fundamental que colocamos na prática.

  6. Paola da Rosa

    O que foi feito já não pode ser mudado. Agora o jeito é minimizar ao máximo os impactos causados pelas indústrias, atividades humanas, agrícolas… E investir na educação ambiental das crianças, para se obter uma consciência ambiental desde cedo, assim também formando gerações futuras conscientes.

  7. Izilda Lima

    O homem tem que repensar bem a sua prática consumista e observar que a natureza vive em ciclos, a vida humana vive em ciclos, enfim tudo tem uma relação ecológica dependente um do outro. Está na hora do homem avaliar suas ações em relação ao meio ambiente e tomar uma posição de troca com a natureza: quando retirar repor pois dependemos muito dela para a nossa sobrevivência. Pensar somente em retirar e não repor, haverá um grande desequilíbrio e todos nós teremos que pagar por isso.

  8. jsumindila

    O material disponível neste endereço é bastante relevante.
    Obrigado

  9. samara rabello

    quero muito entrar na area do meio ambiente!!! acho muito interessante e quero mais informações….

  10. Wilma Lucia

    Pois é Eva..nossa instituiçao ta indo de encontro a tudo isso. Acabou com a EA nas unidades regionais e agra ta acabando com ela na sede..trasnferindo profissionais experientes p outras areas…pois informar é contraproducente…nacabeça dele.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>