A Importância da Educação Ambiental: Sustentabilidade

sustentabilidade 207x300 A Importância da Educação Ambiental: Sustentabilidade

Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mão natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.

Essa mudança de rumos; deverá ser traçada através da implementação de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visem a sustentabilidade e a diminuição de qualquer impacto que nossas atividades venham a ter no ecossistema que nos circunda e mantém. Através de um debate amplo e profundo de nossas necessidades e um correto entendimento de que a forma como atuamos hoje, só nos levará para a destruição e o aniquilamento.

Compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade ambiental, às práticas contrárias sejam combatidas e punidas rigorosamente já nos dias de hoje. Unir o empresariado e convencer as grandes corporações e os produtores rurais de que essas práticas não representarão diminuição de lucro para os seus empreendimentos e sim, em muitos casos, a criação de um importante diferencial que poderá alavancar seus negócios e abrir novas oportunidades de obter uma lucratividade ainda maior do que a atual.

Essa prática de convencimento, também se enquadra numa política de educação ambiental voltada para a sustentabilidade. Contudo, o público alvo será muito mais impermeável e reticente quanto à adoção dessas práticas. Tratando-se de gestores e de grandes empresários, apenas a visão de que poderão lucrar ou reduzir custos atuais será capaz de permitir um convencimento eficiente nesse grupo de indivíduos. Da mesma forma, a aplicação de dispositivos punitivos e uma legislação que trate de forma dura e eficiente os abusos; servirá como amparo para inibir os mais insistentes e menos afetos aos novos objetivos.

Muito mais que a simples causa do meio ambiente, a educação ambiental voltada para a sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às conseqüências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade tem que prever a redução da vulnerabilidade dessas pessoas.

74 Comentários para “A Importância da Educação Ambiental: Sustentabilidade”

  1. Carlos Abreu

    Muito Obrigado!!!
    Volte sempre! Quando possível tenho postado no blog!!

    Abraços

  2. aldenora

    oi eu moro no maranhao e estou fazendo pos-graduacao em educacao ambiental,viso q e muito importante para nos habitantes da terra preservarmos a natureza.e sempre procurar melhor o desenvolvimento sustentavel

  3. Marcelo dos Santos Rodrigues

    Excelente matéria. Aliás a educação é de tamanha importância e agente de formação de caráter. Quanto a EA, se de fator quisermos atingir a tão falada sustentabilidade, devemos investir mais na EA. Marcelo dos Santos Rodrigues. ‘Pós-graduando em Gestão e Auditoria Ambiental.

  4. Carlos Abreu

    Oi Marcelo tudo certo?

    Então cara eu tenho essa visão e por isso escrevi sobre isso, mas infelizmente nem todos tem essa visão, nós que concordamos com essa idéia, este ponto de vista temos que passa-lo adiante através de matérias como essa, de conversas com professores, com políticos e da forma que for possível!
    E cada vez mais tenho a certeza que estamos longe de estar sós nessa luta contra a falta de sustentabilidade!

    Abraços

  5. JÚLIO CÉSAR

    É fundamental que a sociedade tenha a consciência de que o ecossistema e finito e deve haver sim o desenvolvimento, mas de tal maneira que seja preservado o meio ambiente ou diminua o impacto ambiental e com isso tragamos soluções imediatas e seguras, o meio ambiente não agüenta mais o paliativo e as incertezas.

  6. Carlos Abreu

    @Júlio César
    Assino embaixo tudo que você disse, a nós resta termos atitudes sustentáveis e divulgarmos o conceito!

    Abraços

  7. francyane barradas

    Acredito que, se existise uma politica de educação ambiental mais intensa nas empresas muita poderia ser evitado, e muito poderia ser feito emprou da sestentabilidade ambietal .

  8. Sueli Gadi Albuquerque

    Muito boa essa matéria! Antes de querermos mudar a situação atual do planeta, é necessário a “conscientização”, o conceito de “CIDADANIA”, só assim todos poderemos ter atitudes que farão toda a diferença. Estou iniciando o curso Técnico em Meio Ambiente.

  9. mimi

    a educaçao ambiental e muito importante ,podemos presevar e cuidar da natureza!!!!

  10. Renata

    A Educação Ambiental é sem dúvida a chave para minimizarmos os problemas ambientais. Práticas básicas de educação estão sendo deixadas de lado e contribuindo para o caos da sociedade. Hoje ninguém se constrange em jogar lixo no chão…é um absurdo! Tenho uma oficina de EA que ensina crianças a utilizarem materiais que seriam descartados, para confeccionar vasinhos a serem utilizados para Ikebana. É um aexperiência bem bacana. Se cada um fizer um pouquinho… muito será modificado.
    (Turismologa, Pos graduada em Gestao Ambiental)

  11. Ingrid

    Olha eu estou fazendo um trabalho sobre sustentabilidade e aqui eu consegui me informar melhor , e esperoi que eu tire uma ótima nota .
    Obrigada

  12. Maria

    Tudo isso é de extrema importancia para o mundo, todos deveriam fazer a sua parte, muitas das vezes é pouco e faz tanto….

  13. martha

    amei o trabalho , que legal eu queria msm a inpotancia de educar para sustentabilidade, o mais rápido possivel se der pra vc postar, obrigado…
    e serei muito grata se vcs postarem

  14. Natalia Luz

    E maravilhoso saber que a sustentabilidade é o foco de noticias ambientais pois resumindo que a sustentabilidade e vc explorar dos recursos naturais não atingindo as gerações futuras, pois eu trabalho na area de meio ambiente onde a educação ambiental e esplanada com frequencia aos colaboradores da empresa onde trabalho pelos menos para tentar sensibilza-los sobre a importancia de preservarmos o meio ambiente ou seja manter o planeta preservado.

    Natalia Luz , Tecnica de meio ambiente

    Abraçso

  15. Jean Carlos

    Nunca existirá sustentabilidade num planeta com 6,5 bilhões de habitantes!

  16. Priscilla Calleia

    Jean,

    pode ser que não se tenha a compreensão de todos nessa luta pela sustentabilidade, mas a cada dia se afirma mais os rumos que o planeta está tomando, e as pessoas tomam consciência disso. Temos tecnologias suficientes que podem ser aplicadas para a contribuição dos objetivos necessários para resgatar o mundo.
    A sustentabilidade através da educação é a chave pra maioria dos problemas, pois criaremos jovens com a mentalidade conservacionista, o que ajudará na hora de implementarmos neles as práticas que visem a sustentabilidade. E com o apoio de todos ou pelo menos da maioria será mais fácil chegarmos aos nossos objetivos.

  17. Weslane Ferreira

    É muito importante o desenvolvimento da educação ambienta nas escolas e principalmete para os grandes empresarios.
    É necessario uma solução rápida dinte de tudo que estamos vivendo.

  18. Marcelo dos Santos Rodrigues

    UM MEIO AMBIENTE COM PROPÓSITOS III
    No meu segundo artigo de janeiro de 2010 até o presente, muitas situações ocorreram, neste espaço de tempo de seis meses, assistimos várias notícias, o temporal que assolou o Estado do Rio de Janeiro no mês de abril (morro do Bumba, Niterói e São Gonçalo), acidentes aéreos, seqüestros, violência doméstica, campanha presidencial, a supremacia do Petróleo (Petrobras e PetroSal), enchente em Alagoas, o impacto do desastre ambiental da britânica BP (British Petroleum) no golfo do México e todo o desfecho da Copa do Mundo.
    Nada disso que vivenciamos, nestes últimos seis meses, seja diferente do que já ocorreu em tempos passados, são notícias antigas num contexto moderno. Mais observando estes cenários de fora, temos percebido dentre outras áreas a importância de um meio ambiente com propósito, de um olhar renovado, de uma esperança, propriamente dita em não somente buscar soluções, mais contribuir na propagação de novos pensamentos, novas práticas e de novas responsabilidades não só de ordem nacional, mas também internacional. Diante de todos estes fator marcantes, não podemos atribuir a culpa, tão somente para os nossos governantes, mais sim nos utilizar de mecanismos legais para fazer valer a ordem em uma determinada area da sociedade.
    É impossível, ficarmos inertes e parados diante deste cenário.
    É salutar assistirmos o noticiário local e vermos que o nosso país, está economicamente estável, sustentável e criando a cada instantes novos negócios, entretanto, ao pisarmos nas ruas, praças, hospitais etc, vemos o lixo, a miséria, o esgoto e a violência se misturar com as águas empossadas. Soluções sempre existiram, como existem hoje, para resolver estes problemas, mais tem faltado boa vontade, visão e empenho. Recentemente foram feitas reformas na sede do Palácio do Planalto em Brasília e não houveram investimentos 100% verdes ou sustentáveis, o que nos leva a crer que essa visão e empenho, precisa surgir de cima.
    A sociedade, como um todo tem evoluído e se desenvolvido nas últimas décadas, mais isto tem causado impactos não só ambientais, mais também sócio-ambientais. Se faz necessário, entender o desenvolvimento sustentável, por definição, como o uso racional de recursos, em detrimento de tecnologias e formas de produção menos custosas, porém mais poluidoras. Ainda existe um déficit na area de educação, que demonstra uma crise visível e com desdobramentos cada vez mais acentuados. Persisto num conceito particular, com relação a educação seja ela escolar, técnica, profissionalizante, cristã etc precisa ser sistemática, com propósitos e propostas pré-definidas, enxergando o indivíduo como um todo, desta forma teremos homens e mulheres preparados e conscientes dos seus efeitos, em tudo e principalmente no meio ambiente. Analisar projeções, estatísticas e gráficos, são excelentes meios, entretanto, precisamos urgentemente atuar de forma prática nos problemas existentes, conscientizar todos e buscar sempre mecanismos de mudanças não só materiais, mais físicas e psicológicas.
    Finalmente, mesmo recebendo tantas notícias ruins, precisamos unidos com um propósito tenaz, manter a chama da fé, da esperança e principalmente do amor, para que deixemos um legado sustentável, pois existe uma boa notícia, independente de convicções religiosas e essa notícia e solução, foi descrita a muitos anos na própria oração do Pai Nosso, deixada por Jesus Cristo. E que a partir deste instante, busquemos as soluções em solo fértil.

  19. vanessa mary

    eu acho que quem criou esse texto e uma pessoa que tem uma visao certissima sobre o meio ambiente e eu assino embaixo de tudo que foi dito!vou fazer uma redacao sobre isso que esta escrito

  20. jose ailton davila ferreira

    boa tarde eu vivo no estado amazonas no municipio de coari estamos enfrentando umas das piores seca dos utimos anos a teperatu a 40 graus a locas no rio que pasavam navios hoge não passa men rabetas

  21. sandra kannedja

    Eu gostem enmeso de partesepar neses comentarios porque eu tenho que diser que aprende bastante sobre a educacao ambiental sustenta… Porque tanbem ajudome moento no trabalho de E.M.e Sevica. E terei a melhor nota da sala com 19 valores

  22. uelton

    eu queria saber mais a respeito sobre mais educação ambiental e sustentabilidade

  23. Vilma

    Amei o artigo é muito bem escrito me ajudou bastante. Parabéns continue socializando conhecimento, pois se não fizermos assim, só servirá pra terra comer. Muito obrigada mesmo. Abraços VILMA

  24. Associação Mãos Dadas

    Aproveito este espaço, para solicitar à pessoas que atuam algum tempo, logo com experiência, em promover palestras e/ou trabalhos, focados em Meio Ambiente. As Pessoas interessadas, deverão enviar curriculum para o email:quartetotel@bol.com.br; Sabendo-se. que será feito contato em breve com esses profissionais, se convidadas, atuarão em Projeto Soacial, na Região dos Lagos-RJ. Aproveito para PARABENIZAR este Site, pelos riquíssimos conteúdos aqui mencionados. Forte abraço, José Sidney Machado, Presidente ONG Mãos Dadas.

  25. luana lima

    Olá adorei este conteúdo, mas vejo ainda muitas pessoas que não sabem e nem querem saber se jogar lixo nas ruas algum dia vai dar problema.sabe isso me choca muito.Pois tenho somente o ensino médio e uma preocupação tão grande já tatuada em mim.Não consigo ver uma pessoa jogar qualquer tipo de resíduo no chão que me revolta e já parto para uma conversa explicativa e consciente.Agora procuro algo nesta área pois é o que realmente gosto.Mas acho que “Educação Ambiental – Sustentabilidade Social” Deveriam ser disciplinas nas escolas desde bem cedo!!!Obrigado

  26. Heloisa de Souza

    Adorei,conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade,principalmente em uma época em que se faz necessário mudanças de comportamento,para que o nosso planeta continue a ser viável para a sobrevivência de todos os seres vivos.

  27. Maiane

    Este conteúdo me ajudou bastante no meu curso de Tecnico em Segurança do Trabalho, por que uma das minhas principais materias é Educaçao Ambiental. Lendo este texto percebe que nao só eu, mas todos que passaram por qui, ententeram o que realmente significa todo este processo! Espero que possamos de algum jeito, tentar mudar este país que tanto necessita! Agradeço por todo contexto, que assim como me ajudou, possa também ajudar tantas outras pessoas!
    Maiane Lisboa.

  28. Paula santos

    Preciso fazer um seminário,que fala sobre a importância do meio ambiente para criança
    não sei nem como começar ,estou muito nervosa pois é meu 1ª seminário
    Queria entender como devo apresentar esse trabalho,pois minha tutora quer que seja apresentado algo diferente,sem ser a mesma mesmice de sempre ,como foi com outros ex alunos dela
    Me de uma ideia,se puder me ajudar ficarei muito grata
    Paula santos Ribeiro , Mogi das cruzes ,curso Pedagogia 1ª semestre

  29. DELIANE BEATRIZ

    Estou cursando Tecnico em Meio Ambiente,e desde q comecei o curso percebi que a SUSTENTABILIDADE e uma forma de preservar o planeta para todos deste seculo quanto aos vindouros,portanto se nao houver sustentabilidade o que sera do nosso planeta futuramente?
    E importante preocupar-se pois temos que dar valor naquilo que temos cuidar com carinho e lembrar que para viver e preciso preservar…

  30. Maria Eliane.

    haa eu gostei muito dos comentarios e me ajudou bastanten no meu trabalho da escola.
    E muito obrigada pela a ajuda BJS.

  31. PEDRO

    gostei bastante do vosso comentario, salvemos o planeta, atraves de accoes correctas sobre modos de vida .

    pedro Augusto- Beira Mocambique

  32. Cristiane Rosa

    Achei muito bom.Pois se cada vez mais as pessoas conhecerem a sustentabilidade, e ver a sua grande inportância que ela tem no mundo mais arvores estamos salvando e concervando o meio em que vivemos.
    bj..

  33. Jackson

    Sou Angolano resido em Angola, a educação ambiental é inprescindivel na vida humana. pois que o homen é o grande e o maior problema ambiental, de todos os tempos.chau

  34. joce

    muito bom o homem que ser educado para conservar o que temos nosso planeta pede socorro se nao conceitizarmos todos pagarao pela falta de recursos naturais

  35. Débora Silveira

    Adoro esse blog. Nos ajuda bastante!

    O que mais preocupa é a população não ter essa educação. Não se preocupar com o próximo, jogar lixo nas ruas… Se todos tivessem um minímo de consciência daria certo. Tem que começar pelas pessoas… logo, as empresas iriam mudar. Empresas são feitas de pessoas com consciência ou não.

  36. claudia silva

    Parabéns pela matéria!! Iniciei o curso de pós graduação em EA estou gostando muito. parabéns por todos que participam desses artigos fazendos seus comentários enriquecedores.

  37. Sou eu sim...

    Olha a educação ambiental vem de cada um, cada um faz
    o que acha que deve. Agora eu sei que respeito é muito bom
    coisa que eu tenho ñ vou falar que nunca joquei lixo ñ por que
    eu vou estar mentido, mas que eu tento evitar fazer estragos
    eu evito uma coisa eu pesso para quem esta lendo isso ” Não
    precisamos sair correndo, gritando(Cuide da Natureza ou Tenha
    Educação Ambiental) Mais sim pra você mesmo fale isso baixinho
    na mente ai vc vai ser um dos que tiveram EDUCAÇÃO AMBIENTAL…
    Obrigada sou uma menina de 12 anos que estar pasando isso
    Um grande beijo e um abraço <3

  38. Sou eu sim...

    Sei que a Natureza é linda que devemos respeita. Tipo assim: Deixe uma Mulher ou um Homen sem tomar banho, escovar os dentes, trocar de roupa,
    só comer comer, sem se depilar, sem corta os cabelos, sem tirar a barba, sem tirar o buso, sombraselhas etc.. por dois mesês para ver como ficar um BICHO.
    Agora a Natureza Pode deixar anos e anos ela ficar é mais linda,mas verde mais tudo. Agora pq? Por que ela ñ precisa de alquem para cuidar dela ou algo ela é perfeita ñ precisa de humanos que joga lixo, que corta arvorès, que destroi. Vamos cuidar GENTE tauvez eu ñ seje a pessoa mais correta que falar mais sou um que um dia errou jogando lixo ou outras coisa que quer concerta de uma maneira que passe para vocês. Uma menina de 12 anos sou eu mais conheço muita coisa Obrigada a todos um beijo….

  39. Ellen

    Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mão natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.

  40. taiza

    hoje sabemos, que o ser humano está se sobrepondo sobre a natureza. Não adianta sermos assim, a natureza nos acolheu de modo tão astuto e nós em troca estamos degradando-a. Pensar em sustentabilidade, é pensar em seus filhos e nas gerações futuras.

  41. Maria David

    Não é tão bom como o Leonardo Dicaprio,mas serve !! Parabens,continuem com este excelente trabalho e que façam a populaçao mundial perceber que sem espaços verdes e espaços protegidos o nosso nao passará de um mundo cinzento e escuro. Obrigada e abraços

  42. lorena bandeira

    Muito bom este site de Pedagogia, sou pedagoga, mas não exerço a prfissão ainda, é um absurdo as escolas não terem a disciplina de educação ambiental, pricipalmente escolas públicas! O amor ao pr´ximo é a base de tudo e Deus deixou este grande mandamento: Amar o próximo como a si mesmo. Se ouvesse amor ao próximo não haveria guerras, fome, desigualdades sociais, más escolas, más professores, etc..! Vou fazer minha pós-graduação em educação ambiental! abraços a todos!

  43. irani

    Se todas as pessoas se conscientizasse e valorizasse o meio em que vive não haveria tanta destruição na natureza. Isso tudo é provocado pelo o próprio homem que é ganancioso e não tem noção do prejuízo causado pela suas imprudências, para eles o importante é o lucro obtido pelos os recursos que a natureza oferece, mas não imagina como as forças sobre natural lhe responde através das destruições e prejuízos, são fatos reais que precisam serem revisto e avaliados com sabedoria e sustentabilidade que requer uma reeducação a começar pelas autoridades que são os protagonistas dos efeitos destrutivos.

  44. Carlos Abreu

    Uelton

    Leia mais os artigos do blog que você ficar por dentro do assunto em que seja saber.

  45. Glauci Oliveira

    Infelizmente há pessoas que não levam a sério este assunto, acham que todos os problemas ambientais estão muito longe de nos afetar. Vamos acordar, pois já passou da hora!

  46. Raquel Almeiida

    Temos que saber que da mesma forma que nós nos esgotamos de uma determinada coisa, o nosso planeta também se esgota. Ele esta se esgotando de tanta porcaria que é jogado nele, quer dizer, das porcaria e da ignorância das pessoas de não perceberem isso! Aff's

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>