Como fazer uma cisterna para armazenar água

Capa

Neste ano, muitos estados brasileiros estão enfrentando a pior seca da história. A situação é preocupante, sobretudo, na região sudeste do país. Em São Paulo, por exemplo, a chuva até voltou a cair, mas os reservatórios de água continuam com níveis muito baixos e já operam utilizando o chamado “volume morto” do sistema da Cantareira.
A falta de água já é realidade em muitos bairros do município paulistano. Por isso, a população tem buscado alternativas para economizar e aproveitar ao máximo a água que chega pela torneira e também pelo céu. Criar reservatórios para acumular a água da chuva é uma boa saída para enfrentar essa crise.
Uma opção é construir uma cisterna em casa. Confira como isso pode ser feito:

Material

– Tanque vertical com capacidade para 1.600 litros
– Braçadeiras em T
– Calhas de PVC
– Parafusos (0,5 centímetro)
– Rebites
– Epóxi
– Dois cotovelos de 90 graus (7 centímetros)
– Cano PVC (três polegadas)

Como fazer

Vale ressaltar que essa cisterna é indicada apenas para casas. O primeiro passo é fazer furos nas calhas a cada 25 centímetros. Depois, você deve prendê-las de maneira firme às braçadeiras de maneira. Confira se a largura das calhas é igual à largura das braçadeiras, assim não haverá perigo de se soltarem.
Escolha um ponto na extremidade da calha e faça um furo largo o bastante para passar o cotovelo de PVC. Encaixe formando um S e fixe utilizando o epóxi. Em seguida, prenda a peça no telhado, garantindo com que o S fique para baixo. Quando estiver devidamente fixada, utilize o outro cotovelo e prenda-o na ponta do S. Para finalizar, coloque o tanque de armazenamento bem junto à parede, de forma que o cano dessa estrutura que você montou, fique apontado para dentro dele.
Pronto. Sua cisterna está montada. Só não se esqueça de limpá-la periodicamente e de mantê-la fechada para evitar o aparecimento do mosquito da dengue. Além disso, sempre trate a água antes de utilizá-la para que o consumo não ofereça nenhum risco à saúde.

Regentonne
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente