Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha

Capa Sabão

O óleo de cozinha, depois de usado pode se tornar um grande problema. Ao descartá-lo em pias ou vasos sanitários, as partículas de gordura tendem a grudar no encanamento, entupindo e poluindo a água, já que o sistema não é feito para dissolver esse tipo de sujeira.
Uma maneira de contornar essa situação é reutilizar o óleo ou despejá-lo em lugares apropriados, como em usinas e oleodutos que recolhem esse resíduo. Aproveitar o óleo usado é fácil e com ele é possível produzir barras de sabão utilizadas na lavagem de roupas e louças.
Veja dois exemplos de receitas, uma com aroma e outra neutra, que representam uma maneira simples de ajudar o meio ambiente de aumentar sua renda com esse sabão sustentável.

Sabão Neutro

Você irá precisar de:

– Cinco litros de óleo usado;
– Dois litros de água;
– Um quilo de soda cáustica em escamas;
– 200 mililitros de amaciante.

Antes de começar, coloque luvas e máscara, pois a soda pode causar queimaduras de pele e nas mucosas.
Primeiro, ponha a soda cáustica em um balde e dilua com água fervendo. Sempre tome cuidado para manter a distância segura e não ter contato direto com a mistura, para evitar riscos à sua saúde. Acrescente o óleo e mexa bem. Coloque o amaciante e deixe a mistura homogênea. Transfira para uma forma funda e deixe o sabão secar até o dia seguinte. Depois, basta cortá-lo e ele estará pronto para uso.

Sabão com aroma

Ingredientes:

– Quatro litros de óleo usado;
– Dois litros de água;
– Meio copo de sabão em pó;
– Um quilo de soda cáustica;
– Cinco mililitros de óleo aromático de erva-doce ou outra essência.

Dissolva o sabão em pó em meio litro de água quente e reserve. O resto da água deve ser usado para derreter a soda. Assim que estiver bem dissolvida, misture as duas soluções e acrescente o óleo mexendo por 20 minutos. A essência deve ser colocada aos poucos durante o processo. Então ponha numa forma e deixe secar até o dia seguinte.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

32 Comentários para “Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha”

  1. Joana Menezes

    Helena Carvalho Não helena , minha receita leva :4 L de óleo, dois litros de água quente , 3 colheres bem cheias de fubá ( ajuda a dar o ponto mais rápido).1° coloco
    em um balde limpo o fubá, depois a água quente, como se quisesse fzer um mingau, acrescento o óleo (4L) e por útimo a soda líquida , uso um cabo de vassoura para misturar ; mantem a mistura mais longe do rosto, mesmo com máscara pode espirrar ! Obs: Rodar sempre para o mesmo lado , caso contrário pode talhar toda a mistura e perder o produto todo!!! Tive alguma decepção até acertar o ponto do sabão !!! Fica ótimo , depois de +- 8horas pode cortar em pedaços usando uma faca ou espátula de plástico,comprei um tabuleiro de plástico grande que dá a conta certinha da medida ..Não deixe pra cortar no outro dia , acho que fica muito duro!!! Boa sorte!

  2. Selma Pugliesi

    Eu faço! No entanto, como nao utizo óleo de cozinha em casa, faço com óleo de babaçu, gergelim, oliva…aromatizo com óleos essenciais. Ficam divinos!
    Mas um alerta, além do material adequado como vasilhas de silicine ou plásticas, colher de pau…etc…uso mascara, óculos de segurança, luvas, sempre de sapato fechado. A soda e muito perigosa, portanto, cuidado! Quem quiser conhecer os meus sabões e sabonetes, visite minha pagina! Quintal dos Aromas, lá tem varias dicas de reciclagem e receitas!

  3. Thiago De Azevedo

    Prezados, segue uma pergunta de um ignorante no assunto: Se a soda caustica é tão ruim para a saúde e para o meio ambiente, ela não é ruim para o nosso corpo também?Ou depois de misturada ela pode ser despejada tranquilamente?Tem alguma coisa que poderia substituir?Obrigado pela atenção!

  4. Carlos Abreu

    Ela sozinha ou em grandes quantidades faz mal sim, mas dessa maneira ela é diluída, assim como óleo, torna-se parte da mistura e não causa danos. Abraços!

  5. Nina Michaelis

    Seguindo este ultimo comentario, gostaria de perguntar se ja que a soda e o òleo antes de virarem sabao nao deviam ser despejados no meio ambiente para nao poluir, e após virar sabao, ser usado somente pra lavar roupas e limpeza, este produto pode ser descartado no meio ambiente? O oleo, agora sabao vai poluir menos?

  6. Aline Hentz

    Thiago este é um dos melhores sabões para o meio ambiente. Ocorre uma reação química com a soda e o óleo, ambos se transformam e se degradam muito rápido na natureza, não prejudicando- a como os sabões indutriais feitos com outros elementos artificiais. Aprendi isso com um mestre em hidrologia.

  7. Osmar Meireles

    Vale a pena informar que o vinagre neutraliza a soda cáustica. Então, ao usa-la tenha em mãos um frasco dele para casos de contato. Muito cuidado ao adicionar a soda á agua fervendo pois ocorre uma reação intensa. Em seus experimentos com produtos causticantes, corrosivos e afins, jamais coloque a agua sobre ele pois ha o risco de respingos e consequentes acidentes. Espero ter sido util meu comentário.

  8. Osmar Meireles

    Mariana de Lacerda, hoje tenho 66 anos e me lembro que antigamente se fazia sabão em casa e os ingredientes eram, soda cáustica, barrilha (na roça a barrilha era obtida queimando madeira chamada aroeira, umburuçú e mais umas outras, pegava-se a cinza e improvisava um coador com cipó trançado e vertia certa quantidade de agua e esta ia sendo coada trazendo um liquido que servia para melhorar a consistência e poder de limpeza do sabão a esta solução se juntava sebo, gordura de porco e pinhão, que ao ser descascado e moído, se misturava dando liga. Tudo era muito rudimentar. Por último, depois de ficar cozinhando certo tempo, a gente usando uma espátula de madeira ia batendo a mistura até soltar do fundo do tacho. tirava do fogo, esperava esfriar um pouco e com as mão fazia as bolas. Era usado para lavar roupa. Funcionava muito bem.

  9. Joana Menezes

    Thiago De Azevedo Olha Thiago , se dependesse só de mim em casa ,não compraria : Sabão em pó , detergente nem água sanitária ,tão completo esse sabão!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>