Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha

Capa Sabão

O óleo de cozinha, depois de usado pode se tornar um grande problema. Ao descartá-lo em pias ou vasos sanitários, as partículas de gordura tendem a grudar no encanamento, entupindo e poluindo a água, já que o sistema não é feito para dissolver esse tipo de sujeira.
Uma maneira de contornar essa situação é reutilizar o óleo ou despejá-lo em lugares apropriados, como em usinas e oleodutos que recolhem esse resíduo. Aproveitar o óleo usado é fácil e com ele é possível produzir barras de sabão utilizadas na lavagem de roupas e louças.
Veja dois exemplos de receitas, uma com aroma e outra neutra, que representam uma maneira simples de ajudar o meio ambiente de aumentar sua renda com esse sabão sustentável.

Sabão Neutro

Você irá precisar de:

– Cinco litros de óleo usado;
– Dois litros de água;
– Um quilo de soda cáustica em escamas;
– 200 mililitros de amaciante.

Antes de começar, coloque luvas e máscara, pois a soda pode causar queimaduras de pele e nas mucosas.
Primeiro, ponha a soda cáustica em um balde e dilua com água fervendo. Sempre tome cuidado para manter a distância segura e não ter contato direto com a mistura, para evitar riscos à sua saúde. Acrescente o óleo e mexa bem. Coloque o amaciante e deixe a mistura homogênea. Transfira para uma forma funda e deixe o sabão secar até o dia seguinte. Depois, basta cortá-lo e ele estará pronto para uso.

Sabão com aroma

Ingredientes:

– Quatro litros de óleo usado;
– Dois litros de água;
– Meio copo de sabão em pó;
– Um quilo de soda cáustica;
– Cinco mililitros de óleo aromático de erva-doce ou outra essência.

Dissolva o sabão em pó em meio litro de água quente e reserve. O resto da água deve ser usado para derreter a soda. Assim que estiver bem dissolvida, misture as duas soluções e acrescente o óleo mexendo por 20 minutos. A essência deve ser colocada aos poucos durante o processo. Então ponha numa forma e deixe secar até o dia seguinte.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente