O crescente Sucesso da Energia Solar

Energia SolarA energia solar compreende a captação do calor e da luminosidade do sol e suas transformações em capacidade mecânica, elétrica ou térmica com a finalidade de fazer funcionar máquinas, aquecer líquidos ou gerar calor em ambientes fechados.

Esse tipo de energia é estudado cientificamente desde 1839, quando o físico Alexandre Edmond Becquerel descobriu o efeito fotovoltaico, que gera tensão elétrica por meio da luz em eletrodos de platina.

Os pesquisadores têm desenvolvido aparelhos de captação com painéis solares cada vez mais sofisticados, e um leque crescente de aplicações como calculadoras, relógios, carregadores e motores, eletrificação rural, telefones de emergência disponíveis em autoestradas, equipamentos meteorológicos, chuveiros e luzes sinalizadoras, entre outras.

Além disso, a captação da energia solar não polui o meio ambiente e o seu uso é uma das atitudes sustentáveis mais bem vistas pela sociedade atualmente porque substitui outras fontes de energia como os derivados do petróleo, que aumentam o efeito estufa.

Existe um projeto australiano ambicioso para criar uma central de 154 MW que será capaz de satisfazer o consumo de 45 000 casas. Ela estará localizada em Victoria e a previsão é que entre em funcionamento em 2013.

No entanto, a fabricação de painéis solares necessita de uma grande quantidade de energia, o que aumenta o preço final dos dispositivos e inviabiliza a compra em pequena escala.

E mais, países situados em latitudes altas como a Finlândia e Nova Zelândia, e cidades que têm clima predominantemente nublado como Londres e Curitiba, podem ter a produção de energia comprometida. Em contrapartida, o uso da energia solar pode contribuir para um excelente desenvolvimento sustentável em países com alto índice de incidência solar como o Brasil.

As centrais operacionais de energia solar necessitam de pouca manutenção, os painéis solares contam com cada vez mais potência e autonomia e, na maioria dos casos, a tecnologia não necessita de grandes investimentos em meios de transmissão.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>