A Biodiversidade e Seu Papel no Equilíbrio do Meio Ambiente

BiodiversidadeComo o próprio nome sugere, a biodiversidade se refere às diferenças entre as formas de vida existentes em um meio. No Brasil, ela é bastante percebida pela vasta extensão do território, a qual permite a coexistência de diversos climas, solos, vegetações e animais.

A biodiversidade é de extrema importância para a preservação do meio ambiente, pois ela mantém os ecossistemas estáveis, por isso, a manutenção desse equilíbrio depende da conservação das espécies. Assim quando uma entra em extinção, os seres que se alimentavam ou dependiam de alguma forma dela correm o risco de seguir o mesmo destino. Da mesma forma, o excesso de exemplares de uma espécie o meio ambiente instável.

Portanto a biodiversidade possui um papel fundamental na vida. Nesse meio se inclui as plantas, as quais são importantes para todos os seres. Além de fazer parte dessa estabilidade, servindo de alimento para insetos e outros animais, elas desempenham uma função de grande essencial na respiração dos humanos, porque durante a troca de gases com a atmosfera, filtram o gás carbônico – tóxico aos humanos -, transformando-o em oxigênio. Essa troca é ainda benéfica para a camada de ozônio, já que elimina o excesso de gás carbônico, o qual é prejudicial e um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Devido o grande valor da biodiversidade na manutenção do equilíbrio da natureza, é necessário tomar medidas para preservá-la. Elas estão relacionadas ao desenvolvimento sustentável e colaboram para a vida de todos. Entre elas estão a reciclagem de materiais, como papel e garrafas pet, a reutilização de água para limpeza e o uso de energia “limpa” (solar, eólica, entre outras). Com essas ações, diminui-se o grau de poluição do meio ambiente e ainda se promove a racionalização do consumo de energia elétrica e de água potável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>