Sustentabilidade Como Meio de Desenvolvimento

SustentábilidadeA sustentabilidade é essencial para que o meio ambiente seja preservado, visto que ela depende de ações e atividades humanas elaboradas de forma a minimizar ou acabar com possíveis impactos à natureza. Portanto, sustentabilidade tem relação com desenvolvimento econômico, porque empresas de vários tipos influenciam na preservação ambiental a partir de suas ações.

desenvolvimento sustentável é a prática que possibilita o crescimento econômico necessário de forma a assegurar o desenvolvimento social e a preservação de recursos naturais. Isso acontece por meio de atitudes sustentáveis, que podem ser aplicadas no dia a dia de corporações e até na rotina pessoal de cada indivíduo.

Entre as ações sustentáveis de fácil aplicação destacam-se a reciclagem de materiais, o uso sem desperdício de recursos naturais e a geração de energia por meio de fontes não poluentes. Algumas medidas são voltadas exclusivamente para empresas que desejam incentivar a sustentabilidade como meio de desenvolvimento. É o caso da preservação de áreas verdes não destinadas à exploração econômica, de ações que estimulem a produção e o consumo de produtos orgânicos, de atitudes que evitem o desperdício de matéria-prima, entre outras.

Os benefícios das ações de sustentabilidade proporcionam melhores condições de vida, tanto a médio quanto a longo prazo.

Cada pessoa deve fazer a sua parte e os governos precisam estimular as práticas sustentáveis. O Brasil conseguiu ficar à frente de países como China e Argentina em um estudo feito no começo de 2012 nas universidades de Yale e Columbia, nos Estados Unidos. Esse estudo avaliou 123 países, a partir de 22 indicadores, em 10 categorias associadas ao desempenho de cada nação em relação à sustentabilidade aplicada em cada país. Suíça e outros países europeus tiveram destaque no ranking, graças ao uso da sustentabilidade como meio de desenvolvimento, por meio de ações diversificadas, como a redução de emissão de gás carbônico.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente