Saiba Mais Sobre Economia de Baixo Carbono

Baixo CarbonoJá ouviu falar em economia de baixo carbono? Trata-se de uma nova configuração da maneira como tecnologias modernas contribuem com a preservação do meio ambiente, a partir de atitudes sustentáveis para a geração de energia, além da diminuição da emissão de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2).

A economia de baixo carbono serve para que seja gerado o menor impacto possível sobre o clima da Terra, por meio de opções relacionadas à gestão em sustentabilidade. Economizar baixo carbono é muito vantajoso para o futuro do planeta, logo muitos países já se mobilizaram em prol da criação de medidas capazes de reduzir os impactos gerados por esses gases.

Países como a Austrália, a Nova Zelândia e integrantes da União Europeia são alguns dos destaques na atuação envolvendo a economia de baixo carbono.

Um dos fatores de maior relevância para que as emissões de carbono sejam menores é o Protocolo de Quioto, que estabelece compromissos que devem ser cumpridos de modo que o meio ambiente seja menos prejudicado. Sendo assim, os países precisam elaborar estratégias para que a cota de emissões não seja ultrapassada.

O papel do Brasil no cenário mundial é bastante importante economicamente, visto que nosso país destaca-se na geração de energia originária de fontes renováveis. O Brasil é detentor de uma biodiversidade que o coloca em uma posição de destaque na construção de uma economia de baixa intensidade de carbono, devido à presença de várias hidrelétricas e à liderança na produção de etanol de cana.

Nossa nação ainda precisa evoluir em vários pontos para que a economia de baixo carbono seja exemplar. Um desses elementos é o índice de reutilização da água, ainda pequeno em comparação com países como a França e o Reino Unido.

Todos têm a ganhar com as iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono, afinal, reduzir as emissões de gás carbônico gera benefícios enormes para a biodiversidade do planeta, por meio de incentivos para que empresas e indústrias tenham atitudes sustentáveis.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Saiba Mais Sobre Economia de Baixo Carbono”

  1. Marileide Graciano de Oliveira

    Gostei muito e quero usar minha criatividade para contribuir mais, já fiz algumas coisas mas,agora quero decorar minha casa e meu escritório com economia sustentável feitas por mim.

  2. Roberta Moraes

    tENDO HÁBITOS SIMPLES , COMO ANDAR DE BICICLETA, DIMINUINDO TAMBÉM O NÍVEL DE EMISSÃO DE GASES NOCIVOS À ATMOSFERA E É UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE FAZ BEM A SAÚDE.TANBÉM DESLIGANDO A TORNEIRA NA HORA DO BANHO QUANDO SE EMSABOAR DIMINUINDO O DESPEDÍCIO DE ÁGUA ISSO É EXEMPLOS PARA QUE NÓS COMEÇAMOS A SE REDUCAR SOBRE ECONOMIA DE BAIXO CARBONO…

  3. Sonia Gonçalves

    bom mesmo é sempre andar com coletivo, pois a nossa cidade esta uma loucura, cheia de carros o ser humano não quer mais andar à pé nem mesmo para ir à feira temos que reeducar esta nova geração que esta vindo por aí.

  4. Mario Lucio Montovani

    INFELIZMENTE A ECO- 92 , NAO FOI SUFUCIENTE PRA CONVERCER O ESTADOS UNIDOS , ASSINAR O PROTOCOLO DE QUIOTO . POUCO SE AVANÇOU , ATÉ OS DIAS DE HOJE !

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>