Marina Silva pede no TSE registro da Rede Sustentabilidade

A ex-senadora Marina Salva apresentou, no último dia 26 de agosto, um pedido formal ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à criação de seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. Candidata à presidência da República nas eleições de 2010, Marina luta para colocar sua legenda no próximo pleito, em 2014.

Marina Silva

O que já foi feito e o que ainda precisa ser executado

De acordo com a legislação eleitoral vigente no Brasil, para se criar um novo partido é necessário o apoio de 5% do eleitorado atual, que equivale a pouco mais de 492 mil assinaturas de eleitores regularmente cadastrados. No entanto, no último pedido entregue pela ex-senadora, foram entregues apenas 300 mil nomes.

Objetivos

A intenção de Marina Silva é que seu novo partido esteja nas próximas eleições, que ocorrerão em 2014 e vão escolher deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o presidente da República. Para isso, a Rede Sustentabilidade tem até o dia 5 de outubro para apresentar as assinaturas solicitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Para garantir sua legalização, o partido pediu ao TSE que obrigue os cartórios e os tribunais regionais de cada estado a agilizar o processo, por meio de supressão de etapas e da publicação em edital de outras 220 mil assinaturas sem conferência direta.

Problemas e dificuldades

Um dos grandes problemas que Marina Silva enfrenta é a demora das corregedorias estaduais em validar as assinaturas que apoiam a criação da Rede Sustentabilidade. De acordo com os órgãos, eles se apressam em realizar todos os registros em tempo hábil, ou seja, até o dia 5 de outubro.

Outro entrave é a confirmação de assinaturas do estado de São Paulo, justamente a região em que os partidários da Rede mais arrecadaram assinaturas. A boa notícia é que a maioria das corregedorias não têm encontrado fraudes ou problemas nos registros. Somente um delas, localizada no Distrito Federal, registrou o problema.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

6 Comentários para “Marina Silva pede no TSE registro da Rede Sustentabilidade”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>