Como reutilizar venezianas de madeira

Um objeto muito comum principalmente em casas mais antigas ou do interior são as venezianas de madeira. Embora sejam bonitas e deem um aspecto rústico ao ambiente, janelas com esse tipo de proteção, com o passar do tempo e a exposição ao sol, vento e chuva, ficam desgastadas e com aparência envelhecida. Porém, com alguns ajustes, elas podem ser reaproveitadas de diversas formas.
Você tem uma veneziana usada em sua casa e não sabe o que fazer com ela? Veja duas ideias que transformarão esses objetos em peças funcionais e diferentes, perfeitas para quem quer dar um toque especial à decoração. Vale lembrar que, antes de modificá-las, é importante verificar se as venezianas não possuem cupins e não estão com água infiltrada em sua madeira, pois isso pode prejudicar a vida útil da peça. Confira!

Jardim vertical

Por que não aproveitar as aberturas das venezianas para fazer um lindo jardim vertical? Ele pode ser colocado em ambientes externos e também dentro de casa ou do apartamento, mesmo onde o ambiente for mais reduzido, visto que não ocupa tanto espaço.
Para montá-lo, há duas possibilidades. A primeira é pendurar vasos nas lacunas da veneziana, podendo colocar plantas do tamanho que preferir. Basta prender bem os vasos e fixar a veneziana na parede. Outra possibilidade é tampar um dos lados da janela e preencher seus espaços com terra.
Nesse minijardim vertical, é possível criar espécies pequenas de suculentas e até mesmo temperos frescos.

Jardim Vertical Jardim Vertical2

Porta cartas/fotos

Para quem tem um home office ou costuma receber cartas e outras correspondências, essa ideia pode ser de grande utilidade. As venezianas podem ser empregadas como porta-cartas ou fotos, aproveitando os espaços para prender os papéis de forma organizada.
Caso a peça seja pequena, uma dica é prendê-la ao lado da porta e aproveitar a madeira para fazer um porta-cartas e porta-chaves ao mesmo tempo. Dessa maneira, papéis importantes e chaves não serão perdidas por conta da falta de organização.

porta cartas porta cartas2
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “Como reutilizar venezianas de madeira”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>