Deixe sua casa vintage com materiais antigos

vintage-home-decor-1

A palavra vintage sugere um forte retorno ao passado e, no quesito decoração, esse estilo inclui uma série de objetos antigos, que remetem, por exemplo, às décadas de 50, 60, 70 e 80. Além de conferir um toque de personalidade a qualquer ambiente, essa tendência pode ser uma excelente opção para quem deseja ornamentar o lar sem gastar muito.

As peças de longa data podem ser encontradas na casa da avó ou de uma tia, em antiquários, nas lojas de móveis usados e até em brechós. Por isso, o custo com esse tipo de decoração é bem pequeno e, caso seja necessário reparar algum objeto, os materiais que costumam ser utilizados (tinta, verniz, tecido etc.) têm preços bastante acessíveis.

Se você está pensando em reformar uma mesa, um armário, uma estante, um criado mudo ou qualquer outro móvel de madeira, a dica é verificar se o item ainda pode ser usado e se não foi corroído por cupins. Estando o objeto em boas condições, impermeabilizá-lo com uma camada de verniz ajudará a estender ainda mais a sua vida útil.

vintage01

Caso a ideia seja reaproveitar uma cadeira ou poltrona antiga, a orientação é dar um toque extra de vivacidade ao móvel utilizando um tecido com estampas vivas ou temáticas, por exemplo: animais, flores, figuras geométricas, mosaicos, arabescos, mapas, paisagens naturais, símbolos religiosos, entre outros.

Sabe aquela televisão antiga que não funciona mais? Pois é, ela também pode complementar a decoração vintage da sua casa. Uma sugestão é fazer dela moldura para uma TV mais moderna. Outra proposta é transformar a estrutura num suporte para aquários. Isso também pode ser feito com um exemplar daqueles rádios antigos de madeira.

1

Se a peça for um sofá, verifique se a estrutura ainda está boa e suporta peso. Trocar o tecido e a espuma é uma ótima medida tanto para deixar a peça mais nova e confortável quanto para evitar alergias, já que panos e espumas antigas podem conter muita poeira e ácaros.

sofa
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “Deixe sua casa vintage com materiais antigos”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>