Aprenda a eliminar baratas e formigas sem usar veneno industrial

É comum encontrarmos alguns insetos em casa, especiamente em determinadas épocas do ano. E para eliminá-los de forma mais rápida, a primeira atitude que tomamos é utilizar os venenos artificiais vendidos livremente no comércio. Porém, usar inseticidas de maneira indiscriminada e sem a proteção adequada pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas, já que esses são tóxicos e afetam a saúde.
Veneno Natural para Insetos Aprenda a eliminar baratas e formigas sem usar veneno industrial

Como fazer venenos caseiros

Utilizar materiais caseiros é uma opção menos nociva e bem mais barata para eliminar os insetos indesejáveis. Para quem pensa que é complicado preparar esses venenos caseiros, veja algumas dicas de receitas simples e rápidas que ajudarão a espantar baratas e formigas, os insetos domésticos mais comuns.

Para eliminar baratas

Materiais necessários:

- 100g de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias);
- 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo.

Passo a passo para o preparo e aplicação

Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, faça bolinhas e distribua pela casa. Caso possua animais, lembre-se de mantê-los afastados da mistura.

Outra sugestão é misturar partes iguais de açúcar e gesso, colocar a mistura dentro de tampinhas de plástico e espalhá-las em armários, móveis e demais lugares estratégicos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.

Para eliminar formigas

Para acabar com formigas no açucareiro, basta colocar pedaços de casca de limão. Outra sugestão para espantar esses insetos é utilizar o cravo-da-índia. Espalhar fumo picado em locais frequentados por elas, como armários, pias, e outros, também ajuda a afastá-las. Se as formigas insistem em comer as plantas da casa, a dica é misturar borra de café com água, umedecer uma estopa e colocá-la ao redor da planta, repetindo o procedimento a cada 3 dias. Assim, as formigas finalmente deixarão seu jardim em paz.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

53 Comentários para “Aprenda a eliminar baratas e formigas sem usar veneno industrial”

  1. Neide Diniz

    Essa da borra de café é otima, pois ja coloco nas aguas que sai do cano da pia de prato, pois tenho fruteiras e outras plantatinhas. vou continuar colocando

  2. Leleka R. Feitosa

    Existem diversas receitas ecológicas na Web, mas infelizmente tem gente que condicionou-se no comodismo e só é capaz de apertar um spray de veneno.

  3. Edenilze Brito

    E bom jogar nos formigueiros ou até no caminho que as formigas fazem para chegar a determinados lugares dentro de nossas casas, o detergente que usamos para lavar louça. Ele elimina o formigueiro e espanta as formigas por um bom tempo. E assim que faço!

  4. Tony Brumatti

    Já tentei comprar ácido bórico, mas as farmácias e drogaria da minha cidade (Itápolis SP), não vendem, alegam que foi proibida a venda deste produto. Se alguém tiver outras sugestões, por favor escrevam-me: tonybrumatti@hotmail.com
    Antecipadamente agradeço !

  5. Simone Torres

    muito massa, amo tudo o que for sustentabilidade!!! Vocês são demais, parabéns e obrigada pelas dicas.

  6. Simone Torres

    muito massa, amo tudo o que for sustentabilidade!!! Vocês são demais, parabéns e obrigada pelas dicas.

  7. Rosi Paes

    Para acabar com as pulgas use erva de santa maria e para as lesmas sal de cozinha.

  8. Gilvanete Laurindo Oliveira Laurindo

    como eu faço pra eliminar os acaros pois mesmo lavando os lençois quase que todo dia não consigo dormir direito pois o tempo todo eles estão na cama e no sofa da sala me picando eu uso a raquete eletrica para matar os pernilongos pra matar tambem os acaros mais são tantos que não estou dando conta. é horrivel gostaria de uma receita eficaz pois parece que nada adianta

  9. Lorena Horta

    GENTE!!! TEM UMA CASA DE CUPIM IMENSA, NA ARVORE QUE FICA NO QUINTAL DO VIZINHO, OS CUPINS ESTÃO DESTRUINDO O TETO DO MEU OUTRO VIZINHO, QUE NÃO TEM LAJE, SÓ CAIBROS E TELHAS! SEI QUE PRECISAMOS MATAR A RAINHA, MAS NÃO SABEMOS O QUE FAZER, TEMOS MEDO DE QUE ELES SE ESPALHEM SE TENTARMOS MATAR! JÁ PROCURAMOS AS AUTORIDADES, QUE DIZEM NADA PODER FAZER POR NÓS! ME ENSINEM COMO PROCEDER E COMO FAZER UM VENENO CASEIRO PARA ACABAR COM ESSES CUPINS! GRATA, LORENA HORTA :)

  10. Francisca Oliveira

    Lucia use pedras de canfora diluidos no alcool de cereais é ótimo pra mosquito e outros insetos também uso contra pulgas…abraços.

  11. Antonia Fernandes

    Quem souber formas de combater os terríveis cupins que estão arrasando minhas estandes de livros, por favor me encaminhem (toniafernandes@yahoo.com.br). Grata

  12. Liege Fernandes de Araujo

    Antonia Fernandes consegui eliminar de um móvel em minha casa com a assistência de Robson Góis (folho de d. Afra). Em Natal deve ter alguém que faça o mesmo trabalho. Foi perfeito, erradicação total. Peça informações a ele e boa sorte.

  13. Arlindo Freire

    Temos algo: Passar querose em toda madeira + deixar secar, seguida passar verniz – combate cupim por muito tempo. Aqui, porém ainda não fiz – cama, guarda-roupa, cozinha + escambal. Vamos terminar perdendo tudo. Prejuizo grande. Querose na cama – acaba saúde ao dormir. Paciência, aí também, mas faça querosene e verniz.

  14. Antonia Fernandes

    Amigo Arlindo Freire é verdade que possa ser eficaz mas como sou alérgica nem pensar utilizar essa forma de combate.. Mas vou continuar pesquisando, enquanto a estante de meus livros não se desmancha kkk

  15. Paula Silva

    Vera Alves a da cerveja era muito boa, deu resultado durante uns tempos… depois adoptei o meu cão e quando voltei ter a praga de lesmas achei que era o melhor remédio porque ele é de tamanho grande e estava no quintal… Lá enchi as tigelinhas e algum tempo depois dei com o meu cão, que teria uns 9 meses e nunca parava, muito sossegado só levantava a cabeça :D fui ver o que se passava e as tigelinhas estavam vazias…. Não sei como ele se sentiu com a ressaca :P Mas aconselho a, se tiverem cães destravados como o meu, a terem cuidado com o sitio onde colocam a cerveja :)

  16. Victor Murad Barroso

    lagartixas não são nocivas… Elas lhe ajudam se alimentando de moscas e pernilongos.

  17. Victor Murad Barroso

    lagartixas não são nocivas… Elas lhe ajudam se alimentando de moscas e pernilongos.

  18. Izilda Cagliari

    Victor Murad Barroso
    CONCORDO, NÃO MATO E NÃO DEIXO MATAR AS LAGARTIXAS DA MINHA CASA, MAS A BRIGA COM A FAMÍLIA É BOA PARA MANTE-LAS VIVAS

  19. L&S Maquinas e Equipamentos para Áreas Verdes

    Ola Lorena Horta, temos um produto que e bem eficaz no combate a cupins e formigas, nossa loja fica em Minas porem temos uma nova loja no Rio, em Vargem Pequena, é um produto que deve ser aplicado diretamente nos cupins ou formigas, eles carregam para dentro de suas casas e contaminam todo ele, não é um produto toxico podendo ser utilizado também em plantas e hortas. A contaminação e a extinção da colonia ocorrerá (Formigas de 12 a 72hrs; cupins de 10 a 15 dias aproximadamente.

  20. Lorena Horta

    L&S Maquinas e Equipamentos para Áreas Verdes obrigada pela resposta. Se for possível, gostaria de saber, qual é o endereço e telefone de vocês em Vargem Pequena?

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>