Saiba como utilizar a máquina de lavar corretamente

Utilizar a máquina de lavar poupa tempo e esforço, por isso, é difícil encontrar uma casa em que ela não esteja presente. No entanto, algumas dicas podem potencializar esses efeitos e ainda ajudá-lo a economizar água. Em plena crise hídrica que grande parte do país está vivendo atualmente, valorizar cada gota deve estar entre as prioridades de todos os consumidores conscientes.

como usar a máquina de lavar economizando água

Fonte da imagem: omo.com.br

Escolha o modelo correto para sua casa

No Brasil, você encontra diversos modelos de máquina de lavar com capacidade entre 3 a 17 quilos, com consumo de até 200 litros de água por utilização. A escolha deve ser feita levando em consideração o número de moradores, quantidade de peças e frequência com que costumam ser lavadas.

Uma família pequena, composta por até quatro pessoas, que lava as roupas com uma frequência aproximada de três vezes por semana, deve optar por um modelo de 8 a 10 quilos. Já um domicílio em que vivem mais pessoas deve ser equipado com lavadoras de 14 a 17 quilos, com capacidade para lavar até mesmo roupa de cama e banho em um único ciclo.

Os modelos maiores também são indicados para famílias que deixam acumular roupas durante longos períodos, lavando-as a cada 15 dias por exemplo. Nesse caso, a escolha da lavadora se justifica porque ela precisa ter uma resistência grande para atender essa demanda. Já para pessoas que morem sozinhas ou casais sem filhos, a recomendação são os modelos mais compactos de 6 litros por exemplo, mas isso também varia de acordo com a frequência e a quantidade lavada.

Compre lavadoras sustentáveis 

Invista em uma máquina de lavar com selos que comprovem a sua economia de água e energia, como os modelos mais modernos. O selo Procel, por exemplo, indica em que nível o equipamento é eficaz no combate ao desperdício e deve ser sempre considerado ao adquirir uma lavadora.

Leia o manual de instruções

Grande parte das lavadoras atuais possuem o sistema de funcionamento bem intuitivo, facilitando a sua utilização por todos os tipos de pessoas. No entanto, é sempre bom ler as instruções do fabricante, que ensinam a usufruir de todas as funções que o aparelho tem a oferecer e ainda a evitar desperdícios. Neles, você obtém orientações de quais tipos de roupas e quantidades lavar em cada uma das funções, entre outras que ajudam a utilizar o aparelho sem danificá-lo.

Utilize somente o volume de água necessário 

Ainda tem uma lavadora semiautomática ou taquinho? Como o enchimento é feito manualmente, coloque somente a quantidade correta de água para evitar o desperdício. Além de fazer bem ao meio ambiente, essa é uma forma de economizar o tempo, já que o excesso sempre acada em transbordamento e você terá que secar o chão.

Lave várias peças por vez 

Para economizar água e de quebra energia elétrica, o recomendado é utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, quando ela atinge o pico de eficiência em limpeza. Deixe acumular a quantidade de roupas necessária para preencher todo o equipamento. Caso contrário, o consumo será maior que o necessário e haverá desperdício.

Coloque as peças de molho para tirar o excesso de sujeira 

No caso de roupas mais sujas, ao invés de utilizar o tanque para lavá-las antes de utilizar a máquina de lavar, a dica é deixá-las de molho em um balde com água e sabão eficiente. Se precisar, esfregue-as na própria solução.

Reutilize a água da máquina de lavar 

Aproveite a água que soltar da máquina para lavar o quintal ou a calçada, pois ela já tem sabão e você economizará em dobro.

Geralmente, utilizar a máquina de lavar é uma alternativa mais econômica que a lavagem manual no tanque, porque permitem a limpeza de mais peças de roupas e exige consumo de água menor. Assim, seguindo essas dicas, a economia será muito maior!

Você também vai gostar de:

  1.  Reaproveitamento de água
  2. Como reutilizar água da chuva
  3. 20 dicas simples para economizar energia elétrica

 

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>