Conheça a biodiversidade da Caatinga

caatinga

Biodiversidade é a palavra usada para resumir toda forma de vida que existe em um ambiente, composto por elementos da fauna e da flora, e também envolve a temperatura da região.

O Brasil é um dos países com mais variedades de ecossistemas do mundo. Por conta de sua extensão e seus diferentes tipos de clima, a biodiversidade muda muito de uma região para outra. Um dos ecossistemas mais conhecidos é a caatinga, por ter vegetação, temperatura e fauna diferenciadas. É comum no Nordeste do Brasil e está presente em nove estados, como Bahia, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe e outros.

caatinga2

Até alguns anos atrás, estudiosos afirmavam que essa região era pobre em diversidade, já que eram áreas de Mata Atlântica que haviam secado. Porém, pesquisas recentes mostram que essa ideia não é verdadeira, pois esse ecossistema também possui várias espécies de animais e plantas típicas.

O clima nas regiões de caatinga é naturalmente árido e quente. A temperatura média é de 30°C, mesmo durante o período chuvoso, que dura apenas cinco meses durante todo o ano. Há pequenos rios que aparecem no tempo das chuvas, mas, na maior parte do tempo, eles permanecem secos.
No entanto, engana-se quem pensa que essas condições não permitem a existência de espécies únicas. A fauna da caatinga reúne animais como o preá, a cutia, o sapo-cururu e o veado-cantingueiro, raças que são difíceis de ser encontradas em outras áreas do país, além de ter plantas como cactos, mandacarus, juazeiros, umbuzeiros e várias espécies vegetais.

Nordestepernambucocaatingasecasergiosertao

Justamente por ser uma região tão diferente das outras no Brasil, a caatinga é um sistema frágil e que já sofreu muitas modificações desde o período colonial. A principal delas foi o desmatamento descontrolado, realizado por interesse financeiro, que fez a seca cada vez mais presente nas áreas de sertão, prejudicando sua rica biodiversidade.

Principais animais

– Ararinha-azul

– Sapo-cururu

– Cutia

– Asa-branca

– Preá

– Gambá

– Veado-catingueiro

– Tatu-peba

– Sagui-de-tufos-brancos

– Capivara

– Calangos (lagartos)

215 8f8ca2576c544d3bee1b20fc86fabcb0102

Principais Vegetais

– Palma

– Xiquexique

– Aroeira

– Umbuzeiro

– Caroá

– Juazeiro

– Mandacaru

– Cacto

14944045
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Conheça a biodiversidade da Caatinga”

  1. Glaura Maria Freire

    Parabéns pela matéria. Se possível queria entender um pouco sobre a palma(cacto). Tem alguma espécie usada para remédio? Qual delas? Post por favor. Obrigada!!!

  2. Eledir Rodrigues Tavares Martins

    Gostaria que as pessoas tivessem consciência e não ateasse fogo ,pois uns rapazes coloram fogo na beira da rodovia e a tatu morreu esturricada na boca da toca , quando meu marido tirou ela , lá no fundo estava seus filhos , vivos, a mãe morreu para salvar os filhos.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>