Gestão Sustentável – o que é e como aplicar em sua empresa

Capa licitação

Assim como em nossa vida pessoal, ter uma atitude sustentável no trabalho é algo cada vez mais exigido. Em muitas empresas já não vemos o uso de copos descartáveis e é possível encontrar vários comunicados relacionados ao meio ambiente.
Para o dono de uma organização, o desafio de ser ecologicamente correto é maior ainda. O termo usado para definir a ação de uma companhia que se preocupa com a natureza é “Gestão Sustentável”. Essa ação consiste em conciliar uma gestão que dê lucro ao seu negócio e que também tenha controle dos efeitos de sua produção, para que o meio ambiente não seja prejudicado por conta do lixo gerado ou dos gases expelidos no ar.

Como implantar ações sustentáveis em minha empresa?

O primeiro ponto a ser determinado é o planejamento de metas e prazos. Se a sua empresa ainda não tem esse tipo de ação, estipule um período e a forma como isso será implantado. Notícias sobre o meio ambiente e prêmios como incentivos de práticas entre os funcionários representam boas maneiras de mostrar a eles a importância desse trabalho.
Para colocar esse modelo de gestão em prática é muito fácil. É preciso manter a fiscalização sempre em dia, garantindo a instalação de filtros, o descarte correto do lixo e o bom aproveitamento dos recursos naturais, como a água, durante a produção. Sempre preste atenção nas leis desse segmento. Os pontos exigidos pela fiscalização estão cada vez mais exigentes e as multas aplicadas podem influenciar muito no lucro da empresa.

sustentabilidade

Como tirar minha licença?

Depois de implantado, há três tipos de licenciamento que você poderá receber. O primeiro é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que reconhece que a sua companhia ajudou numa parte do estudo sobre como algum tipo de poluente influencia no meio ambiente e determina como deve ser a ação para impedir possíveis problemas.
O segundo tipo é a Produção Mais Limpa (P+L). Esse licenciamento analisa se sua produção está usando menos recursos naturais e como o descarte de resíduos é feito. E o último é a Análise do Ciclo de Vida (ACV), que estuda como um material usado na produção irá influenciar na natureza e quanto tempo seus efeitos podem durar.

E sua empresa, faz alguma ação sustentável?

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “Gestão Sustentável – o que é e como aplicar em sua empresa”

  1. Carla Alves

    É muito bom encontrar um site com informações tão importantes. Todo o material que recolhi desse site será usado em um trabalho na Faculdade de Administração. Os créditos da matéria serão dados ao site. Muito obrigada!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>