Ética e Sustentabilidade

Etica e SustentabilidadeCom o crescimento da popularidade do conceito de sustentabilidade e com a adoção, cada vez maior pelas empresas de diversos setores, de projetos e políticas que visem enquadrar seus empreendimentos nesse conceito. Muitas empresas que praticam formas predatórias de extração de recursos ou que nunca se preocuparam com sua influência perniciosa no meio ambiente; começaram a perceber que os que enveredavam pelo caminho da sustentabilidade começaram a abarcar maiores fatias do mercado consumidor e, conseqüentemente a aumentar seus lucros. Por isso, hoje em dia quase toda empresa deseja divulgar uma imagem de sustentabilidade mesmo sem a tê-la na realidade.

Tal prática, puramente oportunista e claramente indecorosa, pode provocar grandes problemas para as empresas sérias, pela criação de uma desilusão nas populações consumidoras e levar a um descrédito maciço quanto a lisura das práticas daquelas empresas que realmente comungam dos procedimentos de sustentabilidade em seus projetos e em seu relacionamento com o ambiente que as cerca.

Além disso, ao serem descobertas como empresas inidôneas nessa área; arriscam-se a causar sérios problemas a seus funcionários e a todo pessoal envolvido em seus processos produtivos. Pois a sensação de que enganaram seus consumidores por um longo tempo é muito difícil de ser revertida e altamente danosa para todos.

Ética Levada a Sério

Assim, as empresas devem primar pela ética ao decidirem trilhar o caminho da sustentabilidade. Isso porque, além dos lucros e da penetração óbvia num mercado consumidor muito mais seleto e exigente, garantirá que toda a sua cadeia produtiva seja protegida contra percalços e dos ataques da concorrência oportunista e não sustentável. Pois, uma vez conquistada a imagem de empresa sustentável e consolidada essa imagem; será extremamente difícil perdê-la. A não ser é claro que tudo não tenha passado de mera estratégia de marketing. Já que, uma hora ou outra, a verdade aparecerá de forma contundente e de maneira a causar grandes prejuízos.

Como resultado da política do “lucro pelo lucro”, nosso planeta começou a enfrentar sérios problemas ambientais e de degradação das condições de vida de muitas comunidades. Os problemas causados foram tão grandes que as exigências por mudanças e pela criação de políticas e formas de extrair e utilizar os recursos naturais por mais tempo e sem causar os enormes danos ambientais anteriormente aceitos; criaram e deram forma ao conceito atual de empresa sustentável. O que, sem nenhuma dúvida, consiste hoje num diferencial altamente eficiente de competitividade.

Sustentabilidade Honesta

Não se deixar seduzir pela aparente facilidade do engodo; e garantir a lisura e a correção de todos os processos e índices envolvidos na obtenção da sustentabilidade dos projetos; é um fator decisivo para a garantia de uma longa e saudável vida econômica para uma empresa sustentável que deve, antes de qualquer coisa, primar pela ética de seus procedimentos, determinações e saber, acima de qualquer outra coisa, respeitar seus consumidores e o ambiente em que está inserida.

Muito antes de apenas buscar o benefício de um novo mercado, a empresa que desejar seguir os passos da sustentabilidade deve entender que esse tem de ser um compromisso permanente e sem interrupção. Sempre pautado pela ética, pela retidão e pelas boas práticas.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente