Como fazer tapete usando fuxico

1

Roupas que já não se usa mais, toalhas de mesa antigas, cortinas envelhecidas, retalhos velhos. Tudo isso serve de matéria-prima para a produção de fuxicos e a criação de outras peças, como colchas, panos de copa, capas de almofada e tapetes.

Coloridos e vistosos, esses pequenos círculos de tecido têm história. A técnica data da época colonial e é uma excelente forma de reciclar retalhos, exercitar a criatividade, incrementar a decoração da casa e até gerar uma grana extra, com a venda de pequenas peças artesanais.

Você tem vários tecidos guardados e não sabe o que fazer com eles? Confira abaixo como confeccionar um tapete de fuxicos e deixe o seu lar ainda mais belo.

2

Você vai precisar de:

– Tecidos que não desfiem;

– Agulha;

– Linha reforçada;

– Molde redondo.

Como fazer:

O primeiro passo é fazer os fuxicos separadamente. Trace círculos nos tecidos com o auxílio de um molde redondo (um pedaço de cartolina, a tampa de um pote de maionese, um pires de café etc.). Corte os círculos e não se preocupe se não ficar perfeito.

Dobre a borda e passe a agulha com linha franzindo o tecido. Repita isso por toda a extensão dos círculos. Quando terminar, você terá algo parecido com um pequeno saquinho de tecido, então puxe a linha e faça um nó para que não solte.

Esse é o fuxico simples. Você pode colocar miçangas ou um botão no centro para enfeitar, mas não é obrigatório. Depois de fazer todos os fuxicos, basta costurá-los uns aos outros para dar forma ao seu tapete. Você pode fazer com tecidos estampados ou lisos e, na hora de unir, pode juntar círculos do mesmo tom ou de cores diferentes. A quantidade de fuxicos dependerá do tamanho do tapete que você deseja fazer. Quanto maior, mais círculos.

3

Esse é um artesanato fácil, não é mesmo? Então, não perca tempo e comece a fazer fuxicos!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

5 Comentários para “Como fazer tapete usando fuxico”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>