Faça lindos vasos utilizando jornais

craft-2010-vaso-tubos-jornal-pintado-cores_231

Na maioria das casas, há uma grande quantidade de jornais velhos que não têm mais utilidade. Porém, em vez de descartá-los no lixo, é possível reaproveitá-los de diferentes formas. Hoje você irá aprender uma maneira muito criativa de reutilizar jornais que seriam descartados no meio ambiente, fazendo lindos vasos coloridos. Confira abaixo o passo a passo para montar esse item de decoração superbacana.

Você irá precisar de:

– Jornais;
– Verniz marítimo brilhante;
– Tinta látex branca brilhante ou fosca;
– Cola branca do tipo Cascorez;
– Pincel médio e chato;
– Detergente neutro líquido;
– Tesoura;
– Um pedaço de papelão;
– Faca;
– Régua;
– Secador de cabelos;
– Colher de sopa;
– Cesto ou um vaso que tenha a forma que você deseja dar ao seu artigo.

Como fazer:

O primeiro passo é cortar as folhas do jornal exatamente na dobra. Para conseguir mais precisão, utilize a faca junto com a régua, assim, não há perigo de ficar torto. Depois dobre cada pedaço em três partes e faça uma dobra de 1 cm para o lado de dentro da folha. Para fixar bem, passe uma pincelada de cola.

passo

Repita esse processo até você ter em média 35 palitos de jornal, lembrando-se sempre de passar a cola para modelar o formato com firmeza. Ao finalizar, pegue o papelão e corte-o em formato de hexágono, com 6 cm de cada lado. Encape-o com uma folha de jornal e depois cole 16 canudos na base, certificando-se de que eles estão lado a lado. Coloque o cesto escolhido sobre o papelão e puxe os canudos, dobrando a ponta sobre a boca do vaso.

passo peça guia

Pegue os outros canudos e passe na horizontal, trançando. Vá passando cola para fixar um canudo no outro. Quando estiver na metade da peça, retire o vaso que está servindo como guia e vire-o de cabeça para baixo. Então termine de trançar os canudos, cole e corte as pontas que sobrarem.

passo entrelaçando passo entrelaçando sem peça guia

Deixe secar e faça uma mistura de tinta, duas colheres de cola e duas de detergente. Passe-a por toda a peça com o pincel. Caso queira acelerar a secagem, utilize um secador de cabelos e depois pinte a peça com a tinta. Quando estiver totalmente seco, passe duas mãos de verniz. Seu vaso está pronto!

vaso-de-revista vaso-lindissimo-2

E aí, gostaram? Deixem suas dúvidas e sugestões na nossa caixa de comentários. Abraços!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente