Como fazer peças com patchwork

o-que-fazer-5

A sustentabilidade é um assunto que está em evidência hoje em dia e se aplica a várias áreas da vida. Seja na alimentação, na limpeza da casa ou nas atitudes no trabalho, é sempre importante buscar formas de preservar a natureza e garantir sua existência no futuro.

Uma das maneiras de ser sustentável é fazer a reutilização de materiais que você normalmente iria jogar no lixo. O patchwork é um exemplo de aproveitamento, mas você sabe o que é isso?
As peças de patchwork são artigos, como bolsas e capas para almofadas, que são feitos com retalhos e sobras de tecidos, dando um toque colorido e divertido no ambiente. Ficou curioso para saber como confeccionar peças de patchwork? Confira algumas dicas e deixe a sua casa ainda mais bonita.

patchwork-arte-em-retalhos-1

O primeiro passo para fazer um acessório de patchwork é a escolha dos tecidos que serão utilizados. Eles podem ter texturas diferentes, mas opte por cores que combinem entre si para compor uma decoração harmoniosa.
Além disso, você também pode usar tecidos da mesma cor, porém com tons distintos ou detalhes que modifiquem sutilmente a sua peça. Após essa escolha, faça os moldes para cortar e definir como será o seu artigo.

colcha+patchwork+casal__30E1D1_1

Para quem está começando a trabalhar com a técnica e tem um pouco de medo de errar, a melhor opção é cortar pedaços quadrados e retangulares, sempre combinando as cores e pensando no resultado final. Se preferir, faça um desenho e vá acompanhando o modelo. Essa é uma boa alternativa principalmente para aqueles que não podem fazer a peça de uma única vez.

imagesimages (1)

Com o auxílio de alguns alfinetes, vá juntando as partes de tecido da maneira que quiser. Faça isso até montar o item do tamanho desejado e então comece a costurar, à mão ou na máquina, os retalhos dos tecidos. Como forro, utilize um pano liso e neutro.
Assim, seu acessório estará pronto para uso. Existem muitas possibilidades de confecção e você pode fazer bolsas, nécessaries, capas de almofadas, mantas e até mesmo porta-trecos, basta usar a sua criatividade!
E você, já tentou utilizar essa técnica? Comente!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente