Conheça Mais Sobre as Regras do 3R

Regra dos 3RA regra dos 3R consiste em aplicar no dia a dia a redução, reutilização e a reciclagem de produtos utilizados pelo homem.

A prática dessas regras faz parte das atitudes sustentáveis, que visam à gestão consciente e correta dos resíduos produzidos nas cidades e nos centros industriais.

Por exemplo, cada pessoa produz em torno de 1,5 kg de lixo por dia, grande parte desse material não é biodegradável o que ocasiona a degradação ambiental.

E todo o lixo produzido é lançado em lixeiras e posteriormente transportado para áreas denominadas aterros sanitários, ou lixões, onde esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, se não for feito o tratamento apropriado.

Com isso, a regra dos 3R contribui para a redução do impacto ambiental e a preservação do meio ambiente.

Pois levar até as pessoas as informações necessárias sobre a importância das atitudes sustentáveis é dar início a um novo ciclo onde a sustentabilidade seja prioridade nas ações diárias.

A justa noção que todo cidadão deve ter de que as necessidades atuais devem ser supridas sem prejudicar, ou comprometer, o futuro das novas gerações nasce da conscientização de todos.

Para isso, primeiramente é preciso saber reduzir a quantidade de resíduos deixados, por exemplo, usar sacolas biodegradáveis ou recipientes reutilizáveis na hora de ir ao supermercado.

Outra recomendação é dar preferência aos produtos de fácil decomposição e evitar aqueles que possam causar danos ambientais.

O objetivo dessas regras é reduzir a produção de lixo, adquirindo produtos reutilizáveis e rejeitando tudo o que for descartável.

Algumas indicações são aproveitar as vasilhas de vidro ou plástico, produtos de papel, peças de metal e todo tipo de material de difícil decomposição.

Também utilizar o maior número possível de vezes o mesmo objeto, desde que isso não afete as condições de higiene, e transformar objetos descartáveis em peças de decoração ou em utilitários domésticos.

E por último reciclar ou encaminhar para a reciclagem. Essas ações irão fazer com que a carga de resíduos diminua consideravelmente.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente