Você conhece as classificações dos seres vivos?

Capa classificação

Você sabia que cada ser vivo pertence à uma classe? Por exemplo, plantas e animais, mesmos quando parecidos eles podem ter uma classificação diferente.

Você sabe como classificar um ser vivo corretamente? Veja como essa divisão é feita.

O primeiro cientista a classificar os diferentes tipos de animais e plantas foi Aristóteles, mas apenas no século XVIII o material desse trabalho foi recuperado. Isso ocorreu porque os estudiosos da época estavam começando a explorar novos lugares antes desconhecidos. Com base em muitas pesquisas, Carolus Linnaeus criou a taxonomia, área dedicada à classificação dos seres vivos. Além de separar espécies de animais e de plantas de acordo com suas características semelhantes, os cientistas começaram a catalogá-los de maneira padrão.

A primeira classificação feita é a do reino, determinando se o ser vivo faz parte dos animais, plantas ou microorganismos. Após isso, é definida a classe. Os animais podem pertencer ao grupo dos mamíferos, répteis, peixes, anfíbios, insetos ou aves. Já as plantas podem ser divididas entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
A classificação seguinte corresponde à ordem, que é responsável por dizer qual o tipo de alimentação o ser vivo utiliza para sobreviver. O cachorro, por exemplo, é colocado na ordem carnívora. Depois são separadas as espécies, já que entre os bichos carnívoros são encontrados vários animais diferentes, como felinos, ursos, jacarés e outros.

 

preview010

Após essa categoria, é classificado o tipo do animal. No caso dos cachorros, por exemplo, eles podem ser considerados selvagens ou domésticos. E, por fim, há a separação de raças, como no caso dos gatos domésticos, que podem ser siamêses ou persas.
Para nomear cada classificação, os cientistas determinaram que os nomes deveriam ser em latim, já que não é uma língua dominante em nenhum país. Outra regra é sempre colocar a espécie em primeiro lugar com letra maiúscula e a segunda sendo a raça, com letra minúscula, exemplo: Canis familiaris para cães domésticos e Canis lúpus para cachorros selvagens.

whittaker1

E você, tem mais algum comentário à acrescentar quanto à classificação dos seres vivos?

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>