Reaproveite escadas velhas na decoração!

Sabe aquela escada velha de madeira que já não passa a mesma segurança para ser utilizada como nos velhos tempos? Ao invés de descartá-la e contribuir para o aumento do entulho, você pode reaproveitá-la para fazer prateleiras e dar um toque mais moderno a vários ambientes de sua casa. Além de ser uma atitude sustentável, você economiza um dinheiro porque você não precisará comprar um móvel novo.

Guarde livros e revistas de uma forma criativa

Quem adora ler sabe o quanto é difícil organizar livros e revistas de uma forma que permita serem consultados mais facilmente quando necessário. Com as escadas velhas você tem essa praticidade ao seu alcance. Basta encostar um exemplar delas na escada e rapidamente você terá revisteiros modernos, cujos degraus servem como suporte para colocar os periódicos.

Escada velha se transforma em prático revisteiro - Fonte da imagem: casa.com.br

Escada velha se transforma em prático revisteiro – Fonte da imagem: casa.com.br

 

revisteiro com escada velha

Revisteiro com escada velha – Fonte da imagem: Lar Doce Lar

Depois de aguentar tantas pisadas, os santos degraus das escadas velhas podem ser usados como divisórias organizar livros em forma de estante. Para isso, ela deve ser pendurada na parede, de modo que os exemplares fiquem apoiados nas laterais. Dê preferência para escadas com tacos maiores e que sejam articuladas. Usando ela como está dá um toque mais rústico ao ambiente que também combina com os livros.

Escada articulada transforma-se em estante para livros - Fonte: Recicla e Decora

Escada articulada transforma-se em estante para livros – Fonte: Recicla e Decora

No entanto, se você não puder por algum motivo furar as paredes, deixar as escadas articuladas montadas já as transforma em estantes perfeitas para guardar exemplares de livros em seus degraus. Para complementar a decoração, aposte em outros objetos alternados com as obras, como vasos, miniaturas, porta-retrato, entre outros.

Escada articulada montada vira estante moderna para livros - Fonte: Meu Doce Desejo

Escada articulada montada vira estante moderna para livros – Fonte: Meu Doce Desejo

Escadas velhas como sapateira

 Às vezes, guardar os sapatos usados não é tarefa fácil, a menos que eles sejam lavados ou tenham a sola limpa, o que não é muito viável no dia a dia corrido. As escadas velhas podem quebrar um galho quando utilizadas para receber os calçados e ainda dão mais glamour ao quarto ou closet. Para deixá-las lindas, a dica é pintá-las com a cor de sua preferência ou que combine com a decoração. Outra ideia é pendurar ganchinhos na escada para pendurar bolsas e outros acessórios.

Escada velha como sapateira - Fonte da imagem: Diva da Vez

Escada velha como sapateira – Fonte da imagem: Diva da Vez

sapateira escada

Sapateira escada velha – Fonte: Artesanato e reciclagem

Escada de canto

Substitua as tradicionais mesas de canto na sala e no quarto pelas escadas velhas pequenas, deixando a decoração mais moderna e original. Você pode posicionar o objeto de diferentes modos, mas na lateral cria um efeito visual bonito e diferente na decoração com os objetos disposto de uma forma original.

Escada como mesa de canto - Fonte da imagem: DIY de Decoração

Escada como mesa de canto – Fonte da imagem: DIY de Decoração

Cabides com escada

Penduradas na parede com auxilio de pregos ou mesmo de correntes, as escadas velhas transformam-se em cabides diferenciados para qualquer local da casa, como suporte para vários tipos de objetos, como panelas e roupas. A base superior também pode ser aproveitada para guardar caixas ou malas.

 

Escada pintada e reaproveitada como roupeiro - Fonte: Receitas de Minuto

Escada pintada e reaproveitada como roupeiro – Fonte: Receitas de Minuto

Escada velha usada como suporte para panelas e utensílios de cozinha - Fonte: DIY de

Escada velha usada como suporte para panelas e utensílios de cozinha – Fonte: DIY de Decoração

Esses modelos é só para se inspirar, pois as escadas velhas podem ser usadas de várias outras maneiras na decoração, atitude que facilita o dia a dia, deixa o ambiente mais bonito e ainda ajudam a preservar o meio ambiente.

Você também vai gostar de:

  1. Como decorar sua casa de forma sustentável
  2. Decoração com caixotes de madeira
  3. Faça um lindo revisteiro com caixote de feira

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>