Como Conseguir um Planeta Sustentável?

Planeta SustentávelO que é um planeta sustentável? Essa pergunta tem apenas uma única resposta; é um planeta que pode sustentar a vida e que o consumo regular de seus recursos seja feito de forma a permitir que eles se renovem ou que se mantenham num nível que garanta muitos e muitos anos de exploração viável e útil desses recursos.

O homem costumava pescar, colher frutos e alimentos que cresciam normalmente nas árvores e nos campos e caçar animais que a terra disponibilizava para ele. No entanto, com o crescimento populacional aumentando conforme a tecnologia e as condições de vida melhoravam, a humanidade acabou tendo que desenvolver técnicas de produção de maiores volumes de alimentos. Da mesma forma, o aumento populacional decorrente disso, acabou ocasionando uma maior concentração de agrupamentos humanos em determinadas áreas e originando grandes cidades. Por sua vez, essas cidades começaram a produzir grandes quantidades de resíduos e de esgotos que eram simplesmente atirados nos rios, córregos ou no solo próximo a elas.

Em muito pouco tempo, essas práticas acabaram degradando a terra, a água e o solo e provocando um enorme problema para essas cidades. O surgimento da Era Industrial e o advento da produção em massa de produtos; iniciaram um processo sem volta de aceleração do consumo e da busca por riquezas e recursos cada vez mais intenso. Isso tudo acabou provocando um impacto ambiental tão violento que o planeta não conseguia mais assimilar e processar os resíduos e poluentes que jogávamos nele diariamente. O aumento exacerbado do consumo provocou também problemas de escassez de alguns recursos naturais indispensáveis e disparou os alarmes por toda parte.

Conseguir um planeta que volte a suportar o consumo de suas riquezas e processar nossos resíduos de forma mais harmônica se transformou numa condição essencial para que a vida humana conseguisse se estender por mais gerações sobre a face da terra. E essa busca por um modo de vida mais sustentável é a mola propulsora de uma nova humanidade que acordou para os enormes problemas que ela mesma criou para si.

Conseguir um planeta sustentável depende de criar um entendimento junto as grandes massas e aos governantes de forma a implantar a idéia de que manter o consumo das riquezas e dos recursos planetários no volume que é feito hoje é apenas uma forma de apressar a extinção da nossa própria espécie. É garantir que essa extinção se dará de forma lenta e angustiante; regada por muitos conflitos e por guerras envolvendo a disputa das reservas remanescentes desses recursos e a grande mortandade de seres humanos.

Essa “visão apocalíptica” está muito longe de ser mera ficção ou delírio. É um cenário amplamente aceito e previsto por uma gama, cada vez maior, de cientistas e estudiosos. Desta forma, reverter essa tendência e encarar nossos recursos planetários como uma importante herança que deve ser deixada para as gerações futuras e, por isso mesmo, deve ser usada com racionalidade e com parcimônia é a única chance de garantirmos um futuro promissor para nós e para nosso planeta.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>