Energia Sustentável – Maneiras Que Podem Salvar o Mundo

Energia SustentávelDesde a Revolução Industrial, a humanidade progrediu com métodos e descobertas incríveis, e as embora considerem o ápice de sua ciência e inteligência, também são os maiores responsáveis pela degradação do próprio meio em que vivem. Devido a essas descobertas perigosas, nas últimas décadas do século XX, alguns cientistas e físicos decidiram desenvolver novas fontes de energia renováveis que pudessem entrar em conjunto com o ciclo da natureza, ao invés de invadi-lo.

Incentivadas principalmente pelas campanhas contra o aquecimento global surgiu o termo sustentabilidade, que nada mais é do que a comunhão entre e a natureza e os avanços do homem que utiliza da própria tecnologia reciclada para criar novas fontes de energia.

No campo das energias sustentáveis, a energia eólica tem avançado muito, a qual absorve a força dos ventos e a transforma em energia elétrica. Outra opção sustentável é a energia solar que conta com aparelhos que captam os raios ultravioleta e os convertem em energia elétrica. Contudo, estes tipos de geração de energia encontram-se ainda em fase de desenvolvimento, ofuscadas pela força da energia hidráulica, a qual é utilizada em grande quantidade no Brasil, devido ao seu alto potencial hidráulico.

Uma usina hidrelétrica que tem causado muita polêmica é a Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no rio Xingu. A decisão da construção de sua barragem causou grande repercussão na mídia, tanto pelo grande investimento que seria feito na área amazônica, que geraria empregos e iria gerar uma grande quantidade de energia elétrica, quanto pela destruição na área que seria realizada, acabando com grande parte da fauna e flora do local causando impacto ambiental e ocupando partes de terras que pertencem aos índios que vivem na reserva ambiental onde será construída Belo Monte.

A persistência do governo em relação à construção dessa usina se dá ao fato de que o rio Xingu se destaca pelos seus declives, propícios à geração de uma grande quantidade de energia elétrica. Por outro lado, os socioambientalistas acreditam que a grande destruição do meio ambiente que será feita no local não compensa essa quantidade de energia.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Energia Sustentável – Maneiras Que Podem Salvar o Mundo”

  1. Wellton Macedo Alves

    Boa Noite, Gostei muito do blog, muito interessante como muitas abordagens de como ajudar ter um vida social mais sustentável e moderna.
    Queria dar um dica para vocês, não sei se vocês usam o facebook para divulgação do trabalho de vocês que e informar. Mas seria interessante te a participação de vocês no facebook, onde e uma rede social muito movimentada!

  2. Maysa Mayara Santos

    Adorei o site, serviu muito para meu trabalho de empreendedorismo.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>