A Degradação Ambiental e os Projetos Para o Meio Ambiente

Degradação do Meio Ambiente

A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para alterações no ecossistema e ameaça a vida de espécimes animais e vegetais no planeta. Normalmente, associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza, através da poluição, ou também por causas naturais, como superaquecimento ou desastres, por exemplo, tornados e furacões. Para corrigir os estragos causados, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para processos de: purificação da água, arrecadação e destruição da correta do lixo e fertilização de solo, por exemplo.

Purificação da água

As consequências causadas por ações como desmatamento, queimadas, acúmulo de resíduos em lixões, falta de saneamento básico nos bairros, lançamento de líquidos nocivos e dejetos em rios e mares, entre outros, contribuem para a extinção da fauna e da flora mundial. Para combater estes crimes ambientais, várias empresas e grupos se reúnem para desenvolver maneiras de reverter esse caos. Um projeto meio ambiente, no entanto, deve focar não somente na limpeza ou correção de atividades ilícitas, mas realizar campanhas constantes de conscientização.

Residuos em Lixões

Instituições públicas e privadas investem constantemente em projetos que visam salvar o meio ambiente. O Programa Petrobrás Ambiental, por exemplo, visa o incentivo de iniciativas que busquem soluções reais. Ao todo, a companhia já investiu mais de 150 milhões em projetos de vários portes, somente entre os anos de 2003 a 2008. As ideias eram voltadas para ajudar bacias, ecossistemas e paisagens da Região Amazônica, além de atuar na Caatinga e no Cerrado, em áreas da Mata Atlântica e também no Pantanal.

Programa Petrobras

Outro exemplo positivo é realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que administra duas iniciativas: uma na Amazônia, onde realiza financiamentos para projetos em prol da luta contra o desmatamento e incentivo a ações sustentáveis; e outro na Mata Atlântica, que financia projetos de restauração florestal.

BNDES
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

15 Comentários para “A Degradação Ambiental e os Projetos Para o Meio Ambiente”

  1. Mara Nascimento

    Há pessoas que são bastante sensíveis às causas ambientais; tais pessoas devem focar na tentativa de sensibilizar cada vez mais pessoas, para que sejam multiplicadoras das atitudes que contribuem para a preservação e para a defesa do ambiente. Acredito que conscientes dos atos que causam impactos ruins ao nosso planeta todos são, o que falta é a sensibilidade, a tentativa de mudar e acertar. Ninguém pode abrir a cabeça do outro para enfiar consciência, isso se adquiri com o tempo, com o testemunho de atitudes boas e com a tentativa de imitá-las.

  2. Ana Cleia Brito

    FAZENDO UM TRABALINHO DE ESCOLA, EH DE LEII rsrs..

  3. Vera Maria Barbosa Cassu Cassu

    O que vamos deixar à nossos netos e filhos? Se em todos os lugares onde os Biomas estão concentrados ,estes estão sendo degradados…É para se pensar! Sobrará : Ar, alimentos , água para as futuras gerações? A consciência é nossa!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>