Sustentabilidade na Agricultura – Veja a Sua Importância

Sustentabilidade na Agricultura

Até muito pouco atrás, as atividades agrícolas não só no Brasil, mas em todo o mundo, eram realizadas de forma pouco consciente e sem qualquer preocupação com o meio ambiente ou com os aspectos sociais relacionados a essa ação.

Hoje em dia, com a difusão das ideias relacionadas ao cuidado à natureza e à sociedade, todos os setores da economia, inclusive a agricultura, iniciaram um processo de adaptação para a adoção de medidas que sejam socialmente e ambientalmente responsáveis, formando assim o conceito conhecido como sustentabilidade agrícola.

A importância do emprego desse conceito na agricultura deu-se a partir do momento em que a degradação do solo por erosões e pelas voçorocas foi percebida pelos proprietários de terras e, também, pelos defensores do meio ambiente. Em uma tentativa de impedir o agravamento dessa situação, os governos de diferentes nações passaram a adotar técnicas mais sustentáveis e menos prejudiciais a natureza, já que o aumento da quantidade de terras não cultiváveis só pode trazer prejuízos à economia de uma nação.

Outro tema que envolve a sustentabilidade na agricultura é a posição do homem no campo, que, após os avanços tecnológicos ocorridos na área, tem participação raramente requerida.

Assim, podemos concluir que as principais práticas sustentáveis na agricultura estão envolvidas com essas duas situações. O foco está em concentrar esforços para oferecer ao homem do campo técnicas modernas, meios e ferramentas para o cultivo agrícola com menor impacto ao impacto ao meio ambiente. Outra medida muito importante é promover a conscientização dos produtores rurais a respeito do uso de agrotóxicos nas plantações, evidenciando o fato desses produtos serem prejudiciais à produção e aos seres vivos que a cercam.

Outra questão de bastante relevância é a localização das áreas de cultivo. É preciso que o plantio em áreas de floresta, mata e rio seja evitado, promovendo assim a preservação dos meios naturais.

A partir de práticas como as demonstradas no decorrer deste texto, a sustentabilidade na agricultura tende a crescer não só no Brasil, mas em todo o mundo, garantindo, assim, que a população rural esteja mais satisfeita com suas atividades, produzindo cada vez mais, de forma mais consciente e saudável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente