Novidades na Agricultura Sustentável

Agricultura SustentávelA agricultura é uma das áreas mais importantes para a sociedade. No caso da agricultura sustentável, existem dois objetos centrais: ter um grande lucro, e usar de tecnologias de produção e extração que não causem danos a natureza. Na realidade, esses dois motivos estão diretamente interligados, pois se a terra do próprio agricultor é renovável (ambientalmente correta), consequentemente há uma maior independência de compras externas (de terras, de adubos, de máquinas, etc.).

Podem existir tecnologias e novidades da agricultura sustentável que sejam caras no primeiro momento, mas, com certeza, que rendem muito em longo prazo.

Entre as novidades da sustentabilidade aplicadas na agricultura destacam-se: a técnica conhecida como adubação verde, que tem como vantagens uma maior duração de matéria orgânica na terra, isso ocorre devido à mistura dos nutrientes e componentes que também repõem os sais minerais no solo desgastado.

Para a geração de energia para a fazenda, os projetos e tecnologias que usam gases liberados dos resíduos para produzir energia é uma ótima novidade. Outro exemplo de cultura sustentável são as fazendas produtoras de cana-de-açúcar que fazem o reaproveitamento do bagaço da cana, para utilizar a energia sustentável.

Outro ponto interessante é que existe muitas tecnologias simples para se repelir as pragas das plantações, como o uso de produtos naturais para a expulsão de lesmas e caramujos nas hortas, por exemplo. Obviamente que esses métodos só funcionam em pequenas culturas (as culturas familiares). Isso ajuda extremamente na redução do uso de agrotóxicos na plantação.

O desenvolvimento tecnológico e a aplicação da agricultura sustentável caminham juntos, pois na medida em que se aplicam os conceitos da sustentabilidade na agricultura, descobrem-se novidades técnicas, mais limpas (ecologicamente) e mais baratas ao próprio produtor.

Com a participação da sociedade, como por exemplo, com a escolha por frutas orgânicas ao invés das transgênicas, toda a agricultura começaria a tomar a direção da sustentabilidade. Então, além da utilização das técnicas e novidades da agricultura sustentável, é necessária a divulgação da sua importância na própria sociedade geral.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente