Agricultura Sustentável – Conheça as Novidades para 2012

Agricultura SustentávelSustentabilidade é uma das palavras que está em voga quando o assunto é desenvolvimento. O termo foi adotado para englobar uma série de práticas tanto da população quanto das empresas para melhorar o meio ambiente. Assim, a agricultura, o mais próximo da natureza em produção industrial, não poderia ficar de fora das práticas do desenvolvimento sustentável. Empresários das áreas rurais já apresentaram algumas novidades para a chamada agricultura sustentável, as quais você verá adiante.

agricultura sustentável incentiva técnicas de conservação do meio ambiente e melhor produção de alimentos, unidades agrícolas mais lucrativas e a desvalorização de agrotóxicos e produtos que agridam a natureza. Atualmente, alguns governos estaduais, basicamente na região sul do país (berço da agricultura moderna), promovem cursos para estudantes de agricultura, de modo que eles possam conhecer e adotar novas práticas por meio de estudos apropriados.

Para a safra 2011/2012, o governo federal irá disponibilizar R$ 3,150 bilhões para os produtores rurais, por meio do programa de financiamento Agricultura de Baixo Carbono (ABC), fundado em 2010. Esse programa serve de incentivo para que os produtores adotem práticas mais equilibradas no cultivo dos alimentos, visando à redução dos gases causadores do efeito estufa.

O agricultor ou fazendeiro pode incentivar a sustentabilidade em suas terras de diversas formas. Manter os níveis de produção adequados para o que o solo pode sustentar e procurar novos métodos sustentáveis para melhorá-los é a mais importante de todas. Outro ponto importante é garantir um ambiente equilibrado, tanto em condições de cultivo de alimentos e criação de animais quanto em condições de trabalho para todos os envolvidos, de maneira igualitária e sem abusos de ambas as partes. Mantendo o devido equilíbrio, a agricultura sustentável promete trazer melhorias para os produtores e os consumidores.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>