Reciclagem Ajuda o Meio Ambiente e Traz Qualidade de Vida

Reciclagemreciclagem é um dos conceitos mais antigos relacionados ao meio ambiente.

Apesar de ser considerada uma questão ambiental desde os anos 70, alguns países já usavam do método de reaproveitar materiais descartáveis para novas criações.

Por exemplo, na década de 30, os Estados Unidos e a Europa encontraram no reaproveitamento de produtos uma maneira de gerar renda.

Nos anos 40, o náilon, a borracha e os metais eram separados e reciclados para servir como suporte dos prejuízos da guerra.

O consumo e o descarte desenfreado geraram no planeta uma mudança de mentalidade. Era preciso cuidar do meio ambiente e o reaproveitamento era uma das formas de evitar danos mais severos.

Logo, O primeiro Dia da Terra (1970), conscientizou sobre a reciclagem. E no final da década de 80, voltou-se a falar do assunto, pois o petróleo e outras matérias não renováveis estavam acabando rapidamente.

Era necessário pensar em alternativas e a reciclagem foi uma das saídas para evitar maiores problemas.

Entre as vantagens da reciclagem podemos destacar: a redução do uso de fontes naturais, que por muitas vezes não são renováveis, e a minimização de práticas nocivas ao meio como a incineração ou aterro de produtos.

E as empresas que adotam a reciclagem são bem vistas pela comunidade, pois contribuem com o desenvolvimento sustentável e aumentam a qualidade de vida com mais produtos reaproveitados no mercado.

Na lista dos materiais que podem ser reciclados estão: aço, alumínio, baterias, borracha, computadores, embalagens longa vida, entulho, madeira, metal, papel, plástico, embalagens e vidros.

Um material já utilizado pode ser aproveitado novamente em sua totalidade. Alguns produtos, no entanto, perdem características.

O papel é um exemplo, adquirindo outra cor quando reciclado. Materiais como o alumínio podem ser reaproveitados por diversas vezes que não perderão suas características.

Contudo, em qualquer caso de reaproveitamento, a empresa, ou a pessoa, ajuda a diminuir os danos ao meio ambiente e ainda pode lucrar com isso.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente