Inglês cria ilha usando garrafas PET

O artista que utilizou garrafas PET de uma forma totalmente inovadora
Richard Sowa, mais conhecido como “Rishi”, é um ousado artista britânico que cansou de produzir obras convencionais e focou seus projetos na sustentabilidade. Logo após se mudar para o México, ele decidiu iniciar um projeto nunca antes imaginado: uma ilha flutuante com garrafas PET.

Casa Sobre garrafas PET

De onde surgiu a ideia

A ideia de construir casas, edifícios e, no caso, ilhas flutuantes vem de pessoas preocupadas com o crescente descarte de plásticos no meio ambiente. O material, que pode durar por um longo prazo, é extremamente prejudicial aos ecossistemas.

O recolhimento das garrafas PET, por si só, já constitui uma atitude extremamente benéfica ao planeta. Utilizar a durabilidade e a propriedade de flutuar de todo o “lixo” plástico recolhido é uma forma ainda mais efetiva de promover a sustentabilidade no mundo.

Como funciona

A ilha de Richart Sowa está solidificada em cerca de 250 mil garrafas PET devidamente interligadas para aumentar o poder de flutuação. O trabalho do criativo britânico conta com uma casa, dois lagos, pequenas “praias”, uma máquina de lavar e painéis solares. Mas isso ainda não é o suficiente para Sowa: ele pretende continuar desenvolvendo sua criação e a transformando, cada vez mais, em uma verdadeira obra de arte.

Dificuldades do projeto

Entretanto, apesar de muito criativas e funcionais, as casas flutuantes estão sujeitas a diversas dificuldades decorrentes da maior fragilidade em comparação com as residências convencionais. No ano de 2005, o furacão Emily passou pelo México e devastou a ilha de Richart Sowa.

Com muita força de vontade e dedicação, o britânico não deixou que os acontecimentos o fizessem desistir do projeto. Ele voltou a juntar garrafas e, três anos depois, uma nova ilha foi criada, dessa vez com raízes de plantas ajudando a fortalecer a estrutura da obra. Dessa forma, garrafas e vegetação se misturam na base da ilha, proporcionando ainda mais beleza e inovação ao projeto.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

10 Comentários para “Inglês cria ilha usando garrafas PET”

  1. Silvia Parga

    EU ESTOU MARAVILHADA COM ESSE PROJETO. VOU FAZER UMA PEQUENA PRA BOTAR NO LAGO DO MEU SÍTIO. AS CRIANÇAS VÃO AMAR. PARABÉNS!

  2. Artur De Carvalho Neto

    muito bom enovador ;se todos praticar a reciclagem o mundo seria muito melhor

  3. Illson Guimarães

    Esse projeto não é assim tão inovador, em um lago próximo de Manaus, existe um hotel com chalet, flutuantes e com toda a estrutura necessária para um hotel de selva , utilizando garrafas Pet , já foi até apresentado em vários programas de televisão sobre ecologia e produtos reciclados e sustentável.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>