Logística reversa: mais facilidade para evitar o lixo eletrônico

Com a revolução tecnológica, o consumo de eletrodomésticos e outros aparelhos do tipo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os itens velhos são descartados muitas vezes no lixo comum acumulando-se em pilhas que são denominadas de lixo eletrônico. Como não recebem o tratamento adequado, ao ficarem em contato com o solo, os resíduos tóxicos desses materiais entram em contato com o solo e poluem o lençol freático, ou seja, as águas subterrâneas. Além dos problemas ao meio ambiente,  que quando em contato com alimentos ou usadas no abastecimento, causam diversas doenças.

lixo eletrônico

Acúmulo de lixo eletrônico é um dos problemas ambientais mais preocupantes da atualidade – Fonte da imagem: E esse tal meio ambiente?

 

Para diminuir esse impacto ao meio ambiente, em 2010 foi instituída no Brasil o Programa Nacional de Resíduo Sólido, com a Lei nº 12.305 que determina a ação de logística reversa. O procedimento não é nada mais do que a atribuição da responsabilidade pelo ciclo de vida desses produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, de forma a viabilizar a sua coleta e reutilização.

logística reversa

Logística reversa – Fonte da imagem: Tera Ambiental

Descarte correto de lixo eletrônico 

O Brasil é o país em desenvolvimento que mais gera lixo eletrônico, por isso, a lei veio em boa hora para tentar reverter a situação. Muitos fabricantes e estabelecimentos disponibilizam meios de coletas de equipamentos, mas os consumidores são a primeira etapa para que esse ciclo funcione.

descarte corretamente lixo eletrônico

Descarte o lixo eletrônico adequadamente – Fonte da imagem: PUC Rio

Quando tiver câmeras fotográficas, computadores, impressoras e outros eletrônicos, bem como seus componentes, como pilhas e baterias que deseje descartar, entre em contato com o respectivo fabricante do produto para verificar se ele faz a recolha. No caso de celulares, algumas operadoras possuem ações desse tipo, que basicamente consiste em depositar os aparelhos e seus componentes nas lojas físicas.

Como acontece a reciclagem de lixo eletrônico

Assim que você descarta os eletrônicos ou seus acessórios em centros de coleta seletiva apropriados, eles passam por uma triagem e suas peças são separadas, de acordo com o material presente em sua composição: plástico, ferro, metais, alumínio e placas vão para diferentes locais, pois o tratamento de cada um ocorre de diferentes maneiras. A partir deles, são geradas novas peças para darem origem a novos eletrônicos. Dessa forma, gera também mais empregos e renda.

reciclagem de lixo eletrônico

Reciclagem de lixo eletrônico – Fonte da imagem: QualyTeam

Viu como seu papel é importante para a reciclagem desses materiais? Procurar os postos de coleta adequados ajuda a preservar o meio ambiente e evitar doenças!

Você também vai gostar de:

  1. Como descartar lixo eletrônico
  2. Consumo consciente
  3. Coleta seletiva: único meio de impedir que São Paulo se torne um enorme lixão

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>