Ranking Benchmarking – Melhores Práticas de Sustentabilidade

BenchmarkingCriado pela entidade internacional Benchmarking, o Ranking Benchmarking é um programa que reconhece as empresas que adotam as melhores práticas de sustentabilidade. O Benchmarking, além desse Ranking, realiza outras ações de incentivo da sustentabilidade, como publicações, bancos de dados, encontros técnicos e feiras internacionais.

No Brasil, o Ranking Benchmarking chegou à sua 9ª edição em 2011 e contou com a inscrição de mais de 100 organizações, as quais apresentaram os seus cases de sustentabilidade. Em setembro desse mesmo ano, foram divulgados os 28 cases que foram considerados aptos para integrar o Ranking Brasileiro 2011.

Os 4 primeiros colocados no Ranking Benchmarking 2011 foram as companhias Itaipu Binacional, Ambev, Grupo Baram e Neoenergia. A
Itaipu Binacional, primeira colocada também no Ranking 2010, apresentou o case “Espaço Rural Sustentável”, que apresentou soluções práticas sustentáveis de espaços rurais, já que a companhia concentra-se em áreas de vegetação na divisa do Brasil com o Paraguai.

Na segunda posição ficou a fabricante de bebidas Ambev, com o case “Banco Cyan”. A empresa apresentou o estudo de caso do banco criado para oferecer vantagens e descontos para os correntistas que economizam água. O case também foi premiado na 14ª edição do El Ojo de Iberoamérica.

Já o Grupo Baram, que aparece no Ranking na terceira posição, apresentou o case “Alternativa para resíduos”. O grupo mostrou produtos destinados à construção civil fabricados com conceitos de responsabilidade socioambiental, como a usina de reciclagem de resíduos de construção e demolição, a máquina para desenvolver tijolos pela reciclagem de entulhos e o assentamento de massa ecológica para alvenaria. Todos os produtos apresentados pela Baram já podem ser encontrados no mercado.

A quarta posição ficou com a Neoenergia e seu case “Projeto Vale Luz”, projeto que incentiva a coleta seletiva e troca resíduos sólidos de seus clientes por descontos atrativos na conta de energia.

As inscrições para o Ranking Benchmarking 2012 devem ser iniciadas no mês de abril. Podem inscrever cases empresas brasileiras de qualquer porte e área de atuação.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>