Estádio recebe Selo Verde de sustentabilidade

arenadogremio

As construções também passaram a ter um importante papel na preservação do ambiente. A escolha certa do local, materiais e atividades que evitem o desperdício são atitudes muito bem vistas e incentivadas por meio de selos e prêmios.
A última obra que recebeu um selo importante de sustentabilidade foi a Arena Grêmio. Inaugurada em 2012, suas obras seguiram alguns dos padrões impostos pela FIFA para poder sediar os jogos que aconteceram durante a Copa do Mundo 2014.

A obra passou nos 51 itens que são analisados pela United Stats Green Building Council (USGBC), que tem sede em Washington, e recebeu o certificado na categoria Prata do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). No Brasil, apenas 164 construções possuem essa certificação tão importante para o meio ambiente.
O primeiro passo para a conquista desse selo foi o cadastramento de todos os fornecedores de materiais, todos são fiscalizados para garantir que não seja usado produtos de desmatamento, por exemplo.
Depois disso, outros itens foram analisados, como o design da arena, que contribui para aproveitar a energia solar. Também o armazenamento de água de chuva para o uso interno foi um item analisado, já que isso leva à redução do uso da água.

arena-do-gremio

Alguns outros pontos foram: a escolha do terreno, prevenção ativa de poluição na construção, densidade de desenvolvimento e envolvimento com a comunidade, desempenho energético mínimo, armazenamento e coleta de recicláveis e uso de materiais regionais.
Para isso, a arena utilizou madeiras com o selo FSC e metade do aço utilizado era reciclado. Além disso, todas as máquinas usadas não usavam combustível poluente durante a sua construção.
Foi um importante passo na questão da sustentabilidade para a arena, mas também foi para o estado do Rio Grande do Sul, afinal outras construtoras são incentivadas ao verem essa conquista tão perto.

arenainaugura
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>