Cinco cidades que se dedicam a mudar o mundo através da sustentabilidade

terra_cuidado_sustentabilidade

Quem não ama viajar? Conhecer novos lugares, entrar em contato com novas culturas e, ainda por cima, sair cheio de conhecimento e aprendizado na bagagem. Delícia, não é mesmo? E se eu dissesse que, além de um bom descanso, é possível juntar a vontade e o prazer de viajar a uma grande aula sobre sustentabilidade?

Pode até não parecer fácil, mas alguns municípios se empenharam para chegar a um patamar de referência ecológica, provando que o difícil não é impossível.

As chamadas Cidades Sustentáveis são exemplos de que é possível mudar a vida das pessoas para transformar o mundo, dedicando-se a diminuir seus impactos no meio ambiente e transformando desde os maiores empreendimentos até o mais simples hábito da população.

Veja algumas cidades que são verdadeiros exemplos para o mundo.

Reykjavik, Islândia

Dedicados a se tornar auto-suficientes em energia limpa e de baixo custo, a capital da Islândia, Reykjavik, foi uma das primeiras cidades a excluir a queima de combustíveis fósseis para geração energética. Integralmente abastecida de energia limpa, a cidade aproveitou seu potencial natural e investe agora em novas tecnologias para produção de hidrogênio, que move parte da frota de carros no município.

Vancouver, Canadá

Eleita uma das melhores cidades para se viver em todo o mundo, Vancouver tem a menor pegada de carbono da América do Norte. Famosa por desenvolver um plano de 100 anos para se tornar a cidade mais sustentável do mundo, ela investe em energia renovável e abastece cerca de 90% da sua população com ela.

A grande promessa é a de que, até 2020, a cidade tenha neutralizado 100% da emissão de gases do efeito estufa proveniente de edifícios.

Bahia de Caráquez, Equador

Uma das cidades favoritas para a prática do ecoturismo, Bahia de Caráquez foi reconstruída, após ser atingida por um terremoto nos anos 1990. Com a união de ONGs e do poder público, a cidade se dedicou à reconstrução sustentável, tornando-se uma referencia mundial. Programas de incentivo à agricultura orgânica e desenvolvimento social foram implantados, além de ações para preservação da biodiversidade e reutilização de residos.

Londres, Inglaterra

Sim, uma das mais importantes cidades do mundo está se dedicando à sustentabilidade. Com um plano para reduzir em 60% a emissão de CO2 nas próximas décadas, a cidade investe em incentivo à adequação ecológica de residências, que premia moradores que melhoram a eficiência energética de suas casas. Além disso, um programa está transformando e adequando os pontos turísticos de Londres e mudando a cara da cidade.

Curitiba, Brasil

Sim, o Brasil também tem sua cidade modelo. Curitiba investe pesado em seu ótimo transporte público, o que faz com que cerca de 70% da população da cidade utilize o recurso todos os dias, para trabalho, estudo e lazer. Nos últimos 10 anos, a área verde da cidade subiu de 18% para 26% e foram criados programas de biodiversidade e reflorestamento de espécies nativas da região.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente