Sustentabilidade Industrial: Aplicando Sustentabilidade na Indústria

A sustentabilidade industrial tem sido foco das discussões sobre a temática que envolve questões não apenas ambientais, mas que também visam o crescente lucro, ou de condições favoráveis às indústrias.

Uma das perguntas centrais das discussões em torno do desenvolvimento sustentável das indústrias é: como é possível torná-las ecologicamente éticas e ao mesmo tempo produtivas (que gerem lucros rápidos)?

sustentabilidade industrial: sustentabilide aplicada à indústria

A forma mais utilizada para tornar a indústria sustentável é, sem dúvida, a adoção de projetos sustentáveis com vistas na geração de energia limpa e renovável, além de medidas de ordens sociais e ambientais que possam ser vantajosas, como por exemplo, as atitudes que permitam uma geração de emprego sustentável nas comunidades que extraiam a matéria prima utilizada pela indústria em questão, um outro exemplo de atitude sustentável é a reeducação dos funcionários e o treinamento destes para tornar a produção mais ecologicamente ética. Há também medidas internacionais, como os provenientes do protocolo de Kyoto que debatem a viabilidade das industriais utilizarem a intervenção financeira como meio de redução da emissão de gases danosos ao ambiente, por exemplo.

Quando as indústrias já são sustentáveis, tem-se o cuidado de manter tais medidas e de sempre utilizar um investimento reservado a aplicação de novas técnicas nas suas produções. Um exemplo de indústria sustentável são as que produzem o açúcar e que utilizam do bagaço de cana para a geração de energia, ou aquelas que se referem a produção de cosméticos e de celulose que incentivam não somente o replantio, mas que também criam áreas de reservas intocáveis. A reciclagem e o aproveitamento de todos os materiais, como a utilização hídrica, também representam um interesse comum da sustentabilidade industrial.

A adoção da sustentabilidade industrial além de ser uma medida ética e produtiva, também ganha um espaço cada vez maior em questão de aceitabilidade dos consumidores.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

19 Comentários para “Sustentabilidade Industrial: Aplicando Sustentabilidade na Indústria”

  1. luiz leal monteiro

    gostaria de saber mas e tambem de estar enserido erm projetos de sustentabilidade ambiemtal e social e se existem projetos de sustentabilide atraves do esporte desde ja agradeço e aguardor retorno

  2. Andressa Kahl

    Boa tarde,
    Estou pesquisando cursos de pós graduação / mestrado em áreas afins a sustentabilidade, porém sem “fugir” muito da engenharia. Meu objetivo é de fato focar em algo no aspecto mencionado no texto.
    Se tiverem sugestões, fico grata.
    Andressa

  3. Regina

    Bom dia!
    Gostaria de saber onde posso entregar umas lâmpadas florescentes,moro em Fortaleza

  4. Henrique nhantumbo

    eu sou secretario exercutivo duma novos Associacao Uniao de Sustentabilidade corperativa de Provincia Gaza, Republica de Mocambique.
    iniciamos as nossas actividades em 2009, e ja criamos uma industria de servicos graficos, offset printing, Heat press and embroidery. de camisete e bones, ( Priting Industry) e temos tambem um empresa de comercio a retalho, papelaria e livraria, e venda de todo tipo de consumiveis do escritorio, escolar e material de limpezas, pretacao de servicos instalacao e manutencao electricos, sistemas de frios de ar-condicionados, e redes. estamos registado e temos os nossos escritorios na cidade de xai-xai. precisamos de um stakeholders, parceiros para nos financiar para a criacao do emprego para as Mulhere e jovens please call again

  5. Angélica

    Oi

    Bom dia

    Será que você teriam um projeto de sustentabilidade para me enviar?
    É para apresentar na faculdade, poderia ser do biodiesel
    Abraços

    Aguardo retorno

  6. EcoLAVAPOR

    A Lavapor é uma marca comprometida com a sustentabilidade! Nosso sistema faz uso consciente dos recursos naturais!

  7. Newton Rosa

    Fiquei feliz porque várias industrias ja utilizam esse mecanismo chamado de "sustentabilidade", produzir sem maiores danos à natureza.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>