Sustentabilidade – Saiba o que é e sua Importância

o que é SustentabilidadeA sustentabilidade é atualmente o ponto de destaque quando se fala em meio ambiente. Este artigo irá abordar o que é sustentabilidade, assim como sua origem e importância.
Segundo o dicionário, sustentabilidade significa condição ou qualidade do que é sustentável. Apesar de parecer redundante, este conceito é inteiramente compreendido quando ligado à atuação humana no meio ambiente. Então, a partir daí é possível entender que sustentabilidade é a capacidade que empresas ou grupos de indivíduos têm de desenvolver suas atividades em um determinado ambiente sem causar um impacto violento a este meio. Também é possível entender o conceito de sustentabilidade pela capacidade de fazer uso de recursos naturais, e de alguma maneira, os devolver ao planeta por meio de práticas desenvolvidas para este propósito.
No ano de 1986, a explosão de um reator de uma Usina Nuclear da Ucrânia causou um desastre sem medidas na história da humanidade. Foram aproximadamente 3,4 milhões de pessoas afetadas, 50 mil feridos e 15 mil mortos. Foi neste período de alerta que a ONU foi consolidada com a publicação de um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”, onde, por meio da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), defendia-se uma nova forma de desenvolvimento que possibilitaria manter o progresso de todo o planeta, a qual atualmente chamamos de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável.
O conceito tornou-se popular em 1992, nas conferências do Rio de Janeiro. Empresas, ONGS, governos e outros órgãos passaram a analisar e discutir sobre o impacto que o aumento da capacidade produtiva poderia ou não causar ao meio ambiente, assim como prover soluções para os impactos já causados, e prevenir problemas futuros.
O assunto ainda é complexo, mas cada vez mais os indivíduos e instituições têm se conscientizado de que é indispensável colaborar para que a sustentabilidade seja algo prioritário no meio comum.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente