Empresas e Sustentabilidade – Como Levar o Desenvolvimento Sustentável para os Negócios

Empresas SustentáveisÉ notório o que o surgimento da sustentabilidade tem feito com as grandes empresas. Desde que a reunião das práticas em prol de um mundo mais saudável se solidificou, as empresas dividem-se em realizar um trabalho mais econômico, que garanta um futuro menos impactante ao planeta, ou continuar com suas produções mais exacerbadas, que visam o crescimento e o lucro rápidos sem se importar com o futuro.

Esta opinião dividida está servindo apenas para aumentar a concorrência entre as mesmas. As chamadas empresas sustentáveis priorizam não só os trabalhos já realizados como também o incentivo de projetos que visam o bem-estar da população e de seus clientes. Já outras empresas visam o desenvolvimento de produtos sustentáveis que combinam o melhor da tecnologia para o bem-estar ambiental. O carregador Ray, da rede colaborativa Quirky, é um excelente exemplo, pois combina materiais leves com energias em pleno desenvolvimento.

No Brasil, encontramos essa divisão de empresas sustentáveis e não sustentáveis com facilidade. O desenvolvimento sustentável não inclui apenas práticas do dia a dia, mas também projetos sociais verídicos, usados com propósitos realistas para a sociedade, que não são feitos somente com o intuito de melhorar a imagem da empresa, embora algumas empresas realmente o façam.

Em áreas como construção civil, energias e produtos em geral, algumas empresas ganharam destaque pelo seu caráter sustentável. Por exemplo, a Fibria, resultado da união da VCP e ARRACRUZ, é uma das pioneiras na produção massiva de papéis recicláveis e de novas maneiras de utilizar o material. Outros dois bons exemplos são a Perdigão, que utiliza formas alternativas de energia, faz a reutilização de água, entre outras práticas sustentáveis, e a Natura, que utiliza matérias-primas de fontes renováveis que são extraídas cumprindo as regras da sustentabilidade para a produção de seus cosméticos.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Empresas e Sustentabilidade – Como Levar o Desenvolvimento Sustentável para os Negócios”

  1. Ana

    sustentabilidade pra mim é uma maneira de ajudar mais o meio ambiente
    porque na verdade o planeta está em nossas mãos

  2. PAULO CESAR REIS DA CONCEIÇÃO

    EU QUERO FAZER UM PROJETO DE RECICLAGEM DE LIXO TOTAL PARA BENEFICIAR O NOSSO PAIS QUE ESTA EM CRISE DE DOENÇAS COMO A DENGUE E OUTROS FATORES DA NATUREZA, VAMOS SALVAR O NOSSO PLANETA,FAZER DIFERENTE PARA QUE AS PESSOAS SE SINTAM ABRAÇADAS COM ESTA GRANDE IDEIA VAMOS LIMPAR OS RIOS ,REPRESAS E AÇUDES QUE ESTÃO POLUIDAS COM AS INDUSTRIAS DAS GRANDES CIDADES DESTE PAIS .

  3. Marlene Oliveira

    Queria saber como fazer parte desse projeto,pois tenho muitas novidades para compartilhar,sou artesã,meu trabalho é reciclagem,transformo lixo em luxo.Minhas peças são exclusivas,gostária de uma oportunidade para expor meu trabalho.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>