Como Descartar Cosméticos Vencidos Corretamente

O que você faz quando o esmalte, a maquiagem ou outros produtos de beleza vencem? Após a data de validade, continuar os utilizando pode causar alergia e outros problemas de saúde, por isso, eles precisam ser descartados. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas fazem,  eles não devem ser jogados no lixo comum, porque prejudicam o meio ambiente. Confira a forma correta de descartar cosméticos vencidos!

cosméticos

Fonte da imagem: Consultora de beleza

Descarte de esmaltes vencidos

Aparentemente inofensivos, os esmaltes possuem componentes tóxicos ao meio ambiente que podem contaminar a água e o solo, prejudicando o ecossistema e até mesmo a nossa saúde. Caso o fabricante do produto não ofereça a coleta, a recomendação é limpar os vidrinhos para separá-los da tampa de plástico e descartá-los em seus respectivos lixos. Se o líquido ainda estiver mole, despeje-o totalmente numa folha de jornal (nunca ralo abaixo) e deixe a química evaporar. No caso de estar duro, misture acetona e mexa até dissolver todo o produto.

esmaltes velhos

Fonte da imagem: Blog Animal Chic

Descartando maquiagem corretamente

Descartar cosméticos como pó, blush, gloss, rímel, batons, é mais fácil que o caso dos esmaltes, pois esses produtos são considerados orgânicos, ou seja, não  agridem a natureza e e podem ser depositados no lixo comum. O mesmo vale para aqueles à base de cera, como lápis para olhos.

descarte de maquiagem

Fonte da imagem: Jucy Santos

 

O problema são as embalagens das makes, essa sim prejudiciais ao meio ambiente. Elas devem ser limpas adequadamente e suas partes separadas conforme o material que é composto. Vidro, metal, plástico esses são os materiais mais comuns encontrados em recipientes desse tipo que precisam ser destinados às respectivas coletas.

Outras dicas para descartar cosméticos de forma correta

Antes mesmo da decisão de comprar determinado cosméticos, já é possível pensar como ele será descartado sem agredir o meio ambiente. Para isso, algumas dicas são fundamentais:

  • Compre somente a quantidade necessária de maquiagem para evitar que ela vença e você precise descartá-las. Sempre que possível, utilize os produtos até o final, facilitando a reciclagem das embalagens.
  • Você pode utilizar o restante de esmalte para retocar salto de sapato, copos, vasos, entre outros objetos.
  • Antes de comprar algum cosmético, certifique-se de que o fabricante possui ações de coleta, facilitando o seu descarte.
  • Sempre que tiver dúvidas sobre como descartar cosméticos corretamente, informe-se com o fabricante do produto.

Com essas dicas, nenhum prejuízo à natureza afetará sua beleza, pois você ficará linda e ajudará a preservar o meio ambiente!

Você também vai gostar de:

  1. A importância da reciclagem
  2. Fazendo porta-treco com caixa de leite
  3. Como descartar lixo eletrônico
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente