Sustentabilidade na Escola – Cuidados com a Natureza

Sustentabilidade Escola NaturezaA sociedade dos dias atuais adora o consumismo exagerado em todas as camadas sociais. Desde crianças, as pessoas aprendem a comprar cada vez mais, e aos poucos a consciência ecológica é perdida. Em boa parte das escolas, a maioria das práticas para garantir uma conscientização sobre o meio ambiente resume-se a uma semana especial de apresentação de trabalhos, que, depois de seu término, é desperdiçada, uma vez que trata-se apenas de “um evento especial”, e não de práticas diárias.

O consumo sustentável surgiu nos últimos anos para auxiliar nesse ponto. Tomando como a base os métodos incentivados pela sustentabilidade, o consumo sustentável visa a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas possam economizar em gastos de qualquer natureza, ajudando na preservação do planeta.

Com a sustentabilidade apresentando novas práticas, muitas escolas criaram projetos com o intuito de levar a conscientização ecológica aos alunos, sobretudo às crianças, que são mais suscetíveis ao aprendizado. A maneira mais direta de mostrar como a natureza auxilia a sociedade é integrando os princípios da sustentabilidade no cronograma de estudo. Todas as disciplinas podem ser adaptadas para conscientizar e mostrar aos alunos como ajudar o meio ambiente.

Existem alguns colégios que se destacam pelo seu engajamento com a sustentabilidade. Algumas dessas escolas estão reunidas no projeto Palco Digital, o qual reúne em seu cronograma, além de atividades culturais e um ambiente propício ao aprendizado, eventos ecológicos tanto na internet quanto fora dela, apresentando interativamente para os alunos como adquirir a conscientização ecológica.

Um projeto que tem sido adotado por muitas escolas é a Horta Orgânica, o qual tem o objetivo de introduzir alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar. Além disso, os alunos podem aprender como preparar a terra e como fazer o plantio. Assim, os alunos têm uma melhoria não só na alimentação, como também no aprendizado.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente