Como Economizar energia no inverno

O inverno chegou, e com ele dias mais frios e menores, pois escurece mais cedo. Banhos ultra quentes e demorados, lâmpadas acessas por mais tempo e uso de aquecedores são alguns dos fatores que, principalmente nessa época do ano, elevam consideravelmente o nosso gasto de energia elétrica. Mas existem algumas medidas que podem diminuir drasticamente o consumo doméstico, e, além de deixar a conta de luz mais barata, também vão contribuir com um mundo mais sustentável. Confira algumas dicas de como economizar energia no inverno.

Utilize apenas lâmpadas Fluorescentes ou de Led

Essa medida vai fazê-lo economizar energia em todas as estações do ano. Lampadas incandescentes consomem de 60 a 80% mais energia. Algumas pessoas as preferem por serem mais “aconchegantes”, mas tanto o seu bolso quanto o planeta não concordam com isso.

 

Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/

Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/

 

Utilize sabiamente a geladeira

Não da pra desligar a geladeira, e substituir o seu modelo por outro mais econômico não é o melhor caminho para o seu bolso, mas se você fizer apenas alguns ajustes na sua rotina diária, ela não será mais a vilã da conta. Evite abri-la diversas vezes, opte por pegar todos os alimentos que vai consumir de uma só vez, e se o que for colocar nela estiver quente, espere esfriar. Toda vez que o interior da geladeira tem contato com o ar quente, seja do exterior ou de algum alimento, ela precisa trabalhar ainda mais ainda para voltar a temperatura interna ideal, o que aumenta o consumo de energia.

 

Fonte: http://www.consertodemaquinadelavarsp.com.br/

Fonte: http://www.consertodemaquinadelavarsp.com.br/

 

Se não estiver usando, desligue

O stand by tornou-se um dos nossos maiores vícios. Sentar e ligar a TV apenas utilizando o controle remoto é muito cômodo, mas é um habito que precisamos cortar. Com o computador é a mesma coisa, não for utilizá-lo, desligue-o. Em resumo, deixe todo que estiver ocioso fora da tomada.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

Aquecedor

Sua contribuição para o planeta não é passar frio. Você pode ligar o aquecedor sem dor na consciência, apenas precisa tomar algumas precauções para que ele não seja o principal empecilho para você economizar energia no inverno. O ideal é ligá-lo até o ambiente ficar aquecido, e depois deligá-lo.

 

Fonte: http://www.taqi.com.br/

Fonte: http://www.taqi.com.br/

 

Carregue o celular apenas até a bateria encher

Seu celular só vai carregar até certo ponto, deixá-lo ligado na tomada por 8h não vai mudar isso. Precisamos acabar com o hábito de carregarmos o smartphone enquanto dormimos. Embora isso faça com que ele esteja pronto para o uso logo pela manhã, vai ter puxado muito mais energia que o necessário.

 

Fonte: http://www.culturamix.com/

Fonte: http://www.culturamix.com/

 

Acesse o nosso blog e veja outras coisisinhas que você pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente