Energias Sustentáveis – Conheça Algumas Fontes de Energia

Tipos de EnergiaMuitas empresas hoje em dia procuram maneiras mais equilibradas de consumo. Uma dessas formas, a mais difundida atualmente, são as fontes de energias sustentáveis. Com apenas algumas décadas de pesquisas, os cientistas descobriram maneiras interessantes de gerar energia.

Para ajudar a manter os gastos de energia atuais estáveis, o consumo sustentável tem sido a melhor alternativa. Os imóveis sustentáveis são grandes exemplos desse tipo de consciência, já que o projeto e funcionamento dessas residências são fundamentados na sustentabilidade. A diminuição de gastos com produtos e uso de aparelhos domésticos são bons exemplos de consumo sustentável.

Para ajudar na diminuição de poluentes no planeta, algumas fontes de geração de energias sustentáveis vêm sendo desenvolvidas. Entre as principais estão:

Eólica: a energia eólica é conseguida por meio de cata-ventos que transformam os ventos captados pelas pás em energia elétrica. Embora seja uma forma de geração de energia limpa, ela ainda não é muito utilizada, devido principalmente aos impactos visual e sonoro e à intermitência, ou seja, o vento nem sempre sopra quando há a necessidade de energia.

Solar: é obtida por meio dos painéis solares fotovoltaicos, que geralmente são feitos de silício. Quando a luz do sol atinge os painéis, ela é automaticamente convertida em eletricidade. Muitas casas e empresas já utilizam a energia solar, visto que não é necessário um grande investimento para fazer a instalação.

Biogás: talvez a conte de geração de energia mais natural de todas. O biogás é conseguido por meio de lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras e excrementos de animais que são convertidos em gás. Apesar de serem difíceis de armazenar, eles são bastante usados para a produção de energia elétrica e de biofertilizantes.

Marés: funciona de maneira similar à energia eólica, captando a força das marés por meio de uma turbina, sendo transformada em energia elétrica por meio de um gerador. Suas principais vantagens são a constância e a inesgotabilidade das marés, e sua principal desvantagem é o alto custo da instalação.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente