Progresso com Energias Renováveis

Atitudes Sustentáveis - Energia Renovável

Atualmente, tem-se discutido muito sobre sustentabilidade e também a respeito das fontes de energia não renováveis e altamente poluentes utilizadas em todo o planeta diariamente como os derivados do petróleo e o carvão. Esses elementos, depois de utilizados, produzem uma série de resíduos como gases nocivos e produtos de difícil decomposição, que poluem o ar, o solo e a água. Além disso, o próprio processo de extração desses recursos não renováveis provoca impactos negativos à natureza.

O petróleo é um dos maiores causadores de danos ao ecossistema, fato que se deve à sua utilização em larga escala ao redor do mundo, sobretudo em países como os Estados Unidos e a China. Outro fator que aumenta o poder de poluição desse componente é que dele podem ser extraídos diversos derivados como a gasolina, o óleo diesel e a querosene de aviação. Todos esses produtos são utilizados em motores a combustão de carros, ônibus, caminhões e aviões, produzindo gases que contribuem para o aquecimento do planeta.

Além de altamente poluentes, as fontes de energia que provêm de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) são finitas e se esgotarão com o passar do tempo. Esse fato tem impulsionado governos e instituições privadas de inúmeros países a encontrar e desenvolver fontes de energia renovável.

Um dos países que está mais adiantado na implementação de programas de energia sustentável é o Brasil que, há décadas, já investe na produção de energia por meio das hidrelétricas, um método que provoca menor impacto ambiental. Outro fator que colabora para a imagem do Brasil como uma nação consciente sobre a necessidade de adotar fontes de energia renovável é o avanço na construção de usinas eólicas, especialmente na região nordeste do país. Uma usina eólica é uma das melhores formas de gerar energia limpa e contribuir para a preservação do planeta.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Progresso com Energias Renováveis”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>