Empreiteira Sustentável – O Planeta Agradece

Empreitada SustentávelA proliferação de empreendimentos com características sustentáveis nos países europeus e nos Estados Unidos com amplo sucesso de vendas e com uma procura enorme por unidades disponíveis que apenas cresce a cada novo lançamento; trouxe a tona uma importante mudança nos rumos da construção civil mundial. A adaptação das empreiteiras as reais e dramáticas necessidades ambientais que começaram a ser demandadas após os problemas climáticos se agravarem ao redor do mundo e da constante ameaça de redução da oferta de recursos naturais deu o impulso necessário para que, no setor da construção civil, surgisse à figura da empreiteira sustentável.

Empresários preocupados com os problemas mundiais e, inteligentemente, percebendo o nicho de mercado que se abria e que se expandia rapidamente com a crescente procura por unidades comerciais e habitacionais construídas dentro dos parâmetros e preceitos da sustentabilidade, começaram a adequar suas empresas e a obter certificações que qualificavam seus empreendimentos e suas empreiteiras como sustentáveis.

A empreiteira sustentável é hoje uma realidade em várias partes do planeta. Não só nas nações mais desenvolvidas e ricas, mas também entre nós e em nações menos desenvolvidas economicamente do que a nossa. A idéia da empreiteira sustentável acabou se espalhando graças ao grande apelo ambiental e comercial e, obviamente, aos grandes sucessos comercias em que se constituíram os empreendimentos realizados desde o início da onda sustentável.

A importância de que a onda sustentável atinja de forma definitiva e completa o nicho das empreiteiras na construção civil é de vital importância para que a humanidade consiga sair do atoleiro ambiental em que se enfiou graças ao enorme desperdício de recursos naturais que vem praticando durante centenas de anos. Principalmente no último século, a sanha consumista e perdulária do ser humano levou nosso pequeno planeta azul a beira de um colapso total. Em muitas partes do globo faltam hoje os recursos naturais mais básicos e outros estão cada vez mais difíceis de serem obtidos no volume necessário para suprir a demanda incessante dos países ricos e o grande consumo perdulário de suas populações.

Empreendimentos sustentáveis bancados por uma nova geração de empreiteiras sustentáveis são a solução para o desperdício de materiais, tão característico, da construção civil “normal” e do consumo exacerbado de recursos como água e energia elétrica pelas unidades habitacionais depois da venda. Isso é claro, demandará um enorme movimento por parte dos governos e representantes dos setores econômicos ligados à construção civil e a todas as etapas que envolvem a elaboração de um projeto imobiliário ou viário e suas fazes de execução.

A empreiteira sustentável deve garantir, antes de qualquer coisa, uma correta utilização de insumos e a busca pela excelência no tratamento de resíduos. Assim como manter todas as fases de seus processos operacionais sob as regras e a égide de uma política severa de sustentabilidade e garantia de procedência de todos os materiais utilizados.

Resta apenas que empresários e empreendedores abracem as “boas novas” e percebam que o sucesso dos empreendimentos sustentáveis aqui em nosso país e no exterior é uma realidade que vai muito além do marketing e da moda.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>