Cidade inglesa cria hortas públicas

Todmorden é um pequeno município inglês, localizado a poucos quilômetros da cidade de Manchester. Cercados por muito verde e ventos constantes, os pacatos 17 mil habitantes do lugar estão dando vida a um projeto que deveria ser implantando no mundo todo.

O The Incredible Edible Todmorden é uma forma inteligente e barata de proporcionar uma alimentação saudável e disponível para toda a população. Basicamente, o projeto disponibiliza hortas públicas e gratuitas em diversos pontos do município.

Todmorden

Segundo os próprios voluntários, os objetivos do projeto são desenvolver o trabalho em grupo como forma de garantir o bem-estar do planeta, implantar a mentalidade sustentável na comunidade e apoiar os microempreendedores locais, que podem se espelhar na iniciativa para criar novas ideias benéficas a todos.

O projeto The Incredible Edible Todmorden

No município de Todmorden, toda área livre e pública pode se tornar uma horta comunitária. Qualquer morador pode colher os vegetais quando desejar e o processo se mantém porque as mesmas pessoas que se beneficiam das plantações são incentivadas a cultivar.

Dessa forma, já são mais de quarenta hortas espalhadas pela cidade, oferecendo diversos tipos de frutas, ervas e vegetais à população. O The Incredible Edible Todmorden é mantido por voluntários de todas as classes e idades, incluindo as crianças, que aprendem sobre o projeto enquanto estudam.

Crescimento da iniciativa

Para disseminar o projeto e conseguir cada vez mais adeptos e também doações, o The Incredible Edible Todmorden organiza encontros semanais com a comunidade. A programação do projeto oferece reuniões em diversos pontos do município, o que facilita a participação de novos membros e, consequentemente, amplia a força de trabalho para um futuro melhor, com alimentação adequada e acessível a todos.

O crescimento e o sucesso da iniciativa estão cativando cada vez mais os órgãos públicos de Todmorden, que estão oferecendo terras disponíveis ao redor da cidade para a plantação de pomares e jardins.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente